segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sustentabilidade e desenvolvimento municipal: diagnóstico técnico e comunitário para planejamento de município de pequeno porte

Para quem tem interesse no tema sustentabilidade e desenvolvimento municipal, estou postando este trabalho de conclusão de Mestrado.

Autores : Liamara Pasinatto (1), Rosa Maria Locatelli Kalil (2)

(1) Arquiteta Urbanista, Mestre em Engenharia – Infraestrutura e Meio Ambiente da Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil. E-mail: liapasinatto@hotmail.com
(2) Arquiteta Urbanista, Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia – Infraestrutura e Meio Ambiente da Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil. E-mail: kalil@upf.br.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil. E-mail: ppgeng@upf.br

Resumo

A partir da perspectiva do processo de globalização na economia mundial, surge a possibilidade de novo tipo de organização social, desenvolvida em bases sustentáveis. Estudos realizados sobre avaliação de sustentabilidade no Brasil, não têm contemplado diretamente municípios de pequeno porte. Também as políticas de planejamento e os investimentos se direcionam para regiões metropolitanas, relegando os pequenos municípios. Este trabalho tem como objetivo avaliar a sustentabilidade e gerar diretrizes de planejamento urbano que levem em consideração os princípios e conceitos de sustentabilidade aplicáveis a município de pequeno porte. Para tal, foi desenvolvido um estudo de caso em Alto Alegre, RS, compreendendo as seguintes etapas: a) análise documental e secundária de aspectos e indicadores do município; b) avaliação técnica baseada em entrevistas com informantes qualificados e levantamento de campo na área urbana; c) avaliação da percepção comunitária dos moradores por meio de questionários. O tratamento dos dados foi feito a partir da sistematização dos aspectos qualitativos e da análise das médias obtidas em seis dimensões, apresentando estratégias para pontos vulneráveis. Como resultado, o estudo mostrou-se importante por vários aspectos, mas principalmente pela contribuição da percepção comunitária no processo da futura elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, e por possibilitar buscar novos modelos de políticas públicas, que combinem o esforço de crescimento com a qualidade de vida digna das populações, associando o planejamento organizado ao desenvolvimento sustentável.

Para acessar o trabalho completo acesse o Atalho

Rural Atual