sábado, 19 de março de 2011

Primeira lavouras de soja estão sendo colhidas no RS

As primeiras áreas colhidas no Estado apresentam bons rendimentos, indicando que esta será uma excelente safra, se considerada a irregularidade das precipitações verificada ao longo do ciclo da cultura. De muitas lavouras tem se retirado cargas próximas aos 3 mil kg/ha, sendo que as que se encontram em fase de maturação apresentam potencial semelhante. De maneira geral, visualiza-se em algumas regiões o amarelecimento das folhas, com a queda das mesmas. Fato que poderá antecipar em alguns dias o período de colheita em relação aos anos anteriores. O estado sanitário das lavouras também é considerado bom e sem maiores problemas quanto a doenças de final de ciclo. Fonte Informativo Conjuntural da Emater/RS

Na região do Alto Jacuí as primeiras lavouras que estão sendo colhidas apresentam bons resultados, segundo relatos de produtorees alguns vem atingindo médias superiores aos 3600 kg/há, mas a colheita está apenas no começo e a espectativa pelo que se vê é de que na maiorias dos municípios se aproxime ou quem sabe em alguns supere os 3000 kg/há , o que é uma excelente produtividade.

Um aspecto vem surpreendendo alguns produtores, é baixa umidade apresentada nas primeiras áreas colhidas, pelo aspecto visual das plantas que muitas vezes apresentam bastante folhas verdes ainda, produtores acabam esperando mais para iniciar a colheita e esses dias a mais podem acabar gerando perdas de colheita, pois os grãos podem estar com umidade muito baixa, em algumas lavouras a onde produtores e técnicos achavam que ainda levaria alguns dias para colher, as amostras mostraram umidade em torno de 12% o que indica que já devia estar sendo colhido, por isso é importante os produtores estarem atento para este aspecto.

Rural Atual