segunda-feira, 14 de março de 2011

Expodireto consolida-se como maior feira de tecnologia e inovação do País

Aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (14), em Não-Me-Toque, a 12ª edição da Expodireto Cotrijal consolida-se como a maior feira de agronegócio em inovação tecnológica. Neste ano, o evento contará com a realização dos tradicionais fóruns do milho, soja, leite e florestal. Este último será um dos principais temas do debate: o Código Florestal Brasileiro.

Pela primeira vez, uma comitiva de empresas chinesas participa da Feira. A Alemanha marca presença com uma comitiva de sete empresas. A Comissão organizadora do evento aprovou a construção da Casa da Alemanha, na área central, ao lado do Pavilhão Internacional.

Além da oportunidade de negócios, a marca da Expodireto Cotrijal é o conhecimento e a tecnologia de ponta. O Espaço da Familia Rural oferece ao pequeno agricultor acesso ao conhecimento de novas tecnologias para estimular a produção sustentável e agregar renda a familia.

O produtor Gildo Corazza, de Alto Alegre, produz grãos (soja, milho e trigo) em sistema de agricultura familiar, nos seus 200 hectares de terra. Ele veio buscar na Feira novas tecnologias aplicáveis ao seu produto."A safra deste ano é melhor que a do ano passado. A gente sempre precisa de algo novo. Queremos conhecer as tecnologias que melhorem a produtividade e levar para nossa propriedade", disse.

Instalada no Parque, a Emater apresenta ao público um forno para produção de carvão vegetal e uma secadora de grãos com uso de energia solar, uma realidade nas propriedades rurais gaúchas. O Estado também está presente na Feira por meio do Banrisul e CaixaRS, para garantir crédito e fomento ao agronegócio.

O público que visitar a Expodireto pode observar também, uma estação que apresenta o processo de produção de biodiesel. A feira vai até o dia o dia 18 no Parque de Exposições de Não-Me-Toque.