sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Garantida continuidade do projeto Árvore é Vida

Uma delegação do Alto Jacui, nesta quarta-feira, 16, esteve em audiência com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony e com o diretor do DEFAP/SEMA, Roberto Carlos Ferron em Porto Alegre. Na pauta o projeto Árvore é Vida.

Estiveram presentes, Airton Schefell, representando o COMDIMA Estadual do qual é presidente; Everton Lagemann presidente do COMDIMA Alto Jacuí, João Schemmer Secretário da AMAJA, Alcides Nienow representando a RCL empresa responsável pelo lançamento dos dados do Projeto e o Engenheiro Florestal Nelson Nicolodi Coordenador Estadual, além de representantes da BPW Brasil.

O objetivo da audiência foi saber da Secretária recém empossada, se o governo teria interesse na continuidade do Projeto, que em menos de dois anos, distribuiu mais de 2000.000 de mudas nativas e com previsão de um milhão para serem distribuídas em 2011.

Após a explanação do projeto por parte do seu coordenador, o Engenheiro Nelson Nicolodi, a comitiva da região, ouviu da Secretária a garantia da continuidade do trabalho não só para 2011 como para os anos subseqüentes.

“Isto que dizer, que teremos novamente disponibilidade de mudas de origem nativa na região, para serem plantadas nas áreas de preservação permanente daqueles agricultores que desejarem, bastando apenas a inscrição junto aos departamentos Municipais dos seus municípios”, comemorou Nicolodi.

Confirmada a continuidade do Projeto, às 14 h a comitiva reuniu-se com Diretor do DEFAP/SEMA Roberto Magnos Ferron, oportunidade em que ficou agendada a data de 29 de março de 2011, para nova audiência, para apresentação das informações atualizadas sobre o plantio e situação das mudas de parte de todas as associações que receberam mudas nos anos de 2009 e 2010.

Entre outras definições, ficou acertada ainda com o Diretor do DEFAP, uma visita da comitiva oficial do governo, para verificação “in loco” do projeto na região da Amaja. Foi levantada também a possibilidade de realização de um seminário para apresentação das dificuldades encontradas, e apresentação de sugestões visando o fortalecimento e consolidação do projeto. Esta data, no entanto, não ficou definida, mas deve ocorrer durante o mês de março de 2011.

Fonte: Ibirubá Florestal