segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Emater/RS aponta prejuízos para a bovinocultura do RS

A mais recente edição do Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, destaca que o clima desfavorável na região da Campanha e parte da Zona Sul do Rio Grande do Sul está prejudicando o desempenho da bovinocultura de corte. O quadro está provocando uma redução na oferta de animais para o abate.

Nestes locais, o estado geral do rebanho é considerado razoável, mas os animais seguem perdendo peso. O estudo projeta uma redução do número de nascimentos para próxima primavera, devido à visível diminuição da ocorrência de cio nas fêmeas e ao baixo índice de prenhez. Já nas demais regiões do Rio Grande do Sul, em geral, a situação é considerada satisfatória e normal.

No caso da bovinocultura de leite, as condições climáticas da Campanha e parte da Zona Sul provocaram redução dos volumes comercializados do produto. A situação, no entanto, não afeta significativamente os números gerais do Estado, uma vez que esta produção tem um caráter voltado para o abastecimento local. As estimativas de perdas seguem na faixa que varia de 40% a 50% do volume destinado à indústria de laticínios local.