quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Convênio assinado entre Emater e Sema resgatará ações em biodiversidade

O presidente da Emater/RS, Lino De David, assinou na manhã desta quarta-feira (23/02) convênio com a Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (Sema), visando a conservação e a recuperação da biodiversidade nas áreas rurais, em especial no Bioma Pampa. O convênio integra o Projeto RS Biodiversidade, que totalizará mais de 11 milhões de dólares em recursos, sendo parte destes oriundo do Banco Mundial. O projeto será coordenado pela Sema, tendo como co-executoras a Emater/RS-Ascar, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental, a Fundação Zoobotânica, além da ONG The Nature Conservancy.

A Emater/RS-Ascar vai utilizar a sua grande capilaridade - a Instituição está presente em 492 dos 496 municípios gaúchos - para promover a integração da biodiversidade nas propriedades rurais. Para isso, serão preparadas e implementadas Unidades Demonstrativas e Unidades de Validação, e elaborados em torno de 500 projetos de apoio à utilização de práticas produtivas compatíveis com o uso sustentável e com a conservação da biodiversidade nativa e que sejam, ao mesmo tempo, geradoras de renda. Atividades como, por exemplo, a produção orgânica de frutas nativas, o cultivo ecológico de olerícolas e o ecoturismo serão priorizadas. O projeto beneficiará as comunidades rurais das regiões da 4ª Colônia, Campos da Campanha, Escudo Sul Rio-Grandense e Litoral Médio, abrangendo 33 municípios gaúchos.

Para o presidente da Emater/RS, o Rio Grande do Sul terá pela primeira vez uma ação específica de recuperação da fauna e da flora do Bioma Pampa, que possui uma das maiores biodiversidades do Estado. De David também destacou a importância de se massificar a idéia de conservação do meio ambiente junto aos produtores rurais.


Fonte:
Jornalista Júlio Fiori
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
www.emater.tche.br
(51) 2125 3105