quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Casca de banana para despoluir água

Quem poderia imaginar que um material que ninguém dá valor, como a casca da banana, poderia ser usado para despoluir a água?

Foi a essa conclusão que a doutoranda Milena Boniolo chegou. Ela já procurava formas de descontaminar o líquido, mas todos os métodos eram caros, o que não adiantaria muito, já que as menores empresas não poderiam investir nisso. A partir dessa descoberta, ela produziu um que pode livrar a água de metais pesados.

A ideia veio depois que Milena assistiu a uma reportagem que falava sobre o desperdício de frutas no Brasil, o que é um grande problema hoje.  Em casa mesmo, ela fez a primeira experiência: cascas de banana foram colocadas em assadeiras e ficaram secando ao sol durante quase uma semana. Depois disso, elas foram todas trituradas e passaram por uma peneira especial. Esse pó que se forma foi misturado com a água contaminada, para limpá-la.

Já no laboratório, ela chegou à conclusão de que, a cada processo, a água era 65% descontaminada. Então, quanto mais vezes se aplicar o material à água, mais limpa ela fica. Isso acontece por causa daquela lei da química de que os opostos se atraem (porque a casca da banana tem um número grande de moléculas carregadas negativamente).

A pesquisadora já recebeu convites para apresentar o projeto no Brasil e na Inglaterra e também ganhou o prêmio Jovem Cientista. Esperamos que ideias como essa sejam realmente colocadas em prática, principalmente nas indústrias, o que seria bom tanto para a limpeza quanto para dar um fim melhor a todas essas cascas de banana que seriam jogadas fora todos os dias!