segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ROBERTO MAGNOS FERRON – É o novo Diretor do DEFAP/SEMA


         O Engenheiro Florestal, Roberto Magnos Ferron, nosso colega de turma, formado pela Universidade Federal de Santa Maria, será o Novo Diretor do  DEFAP/SEMA – DEPARTAMENTO DE FLORESTAS E ÁREAS PROTEGIDAS DA SEMA, conforme indicação   da Secretaria Estadual do Meio Ambiente Jussara Cony.

            Ferron, que é natural de Carazinho, atualmente desenvolvia suas atividades profissionais na cidade de Erechim, onde criou a primeira cooperativa Florestal do Brasil, da qual é o Presidente. Foi um batalhador pela classe dos engenheiros florestais tendo sido membro criador da SEFARGS (Sociedade dos Engenheiros Florestais autônomos do RS), entidade que presidiu por mais de uma oportunidade. Foi membro titular da Câmara Técnica de  Engenharia Florestal, do CREA  entre  outras atividades de classe.

             Esta semana, quando se reuniu pela primeira vez com a cúpula do governo, assim se pronunciou: “Ao me reunir com a Secretaria, de forma simbólica pela  minha participação na sua equipe,  lhe entreguei uma muda de erva mate, que é a árvore simbolo do RS, a bebida oficial dos gauchos e representa a produção florestal oriunda das propriedade rurais familiares; uma muda de pinheiro brasileiro, que é espécie florestal arbórea que impulsionou o desenvolvimento economico da metade norte do RS, espécie que só habita o sul do Brasil, mas que precisa da mão do homem para sair da zona de ameaçada de extinção; e uma muda de graviola, árvore com finalidades fitoterápicas contra o cancer, que representa o trabalho da então Deputada Estadual Jussara Cony na Comissão de Saude, que lutou e foi autora da Lei que possibilitou o uso de plantas fitoterapicas na rede estadual de saude. Assim, agradeço a direção partidária que vem se empenhando na busca de espaço para o PSB junto ao novo Governo. Fico honrado com a indicação do nosso partido para este importante cargo no 2º escalão do governo. Mas, foi devido a minha profissão que o partido me indicou. E é uma oportunidade que temos de fortalece-la, divulga-la, e engrandece-la perante a sociedade gaucha.
           O DEFAP é o órgão que adminstra  23 Unidades de Conservação Estadual (parques, apas, reservas ecológicas) e 23 Agências Regionais Florestais, que são incumbidas do cadastramento, registros de empresas do ramo florestal, e do licenciamento florestal. O Departamento tem aproximadamente 300 funcionários. A tarefa é ardua, mas com o apoio de todos, estou preparado para esta grande missão.  Mas, levo a minha bagagem técnica, intelectual e politica de 30 anos de atuação na área florestal, ambiental e partidária. Conto com o apoio, auxilio, sugestões e idéias de todos para montar um planejamento estratégico.  Lá no DEFAP as portas estarão abertas para receber os colegas, amigos, e de todas as formas tentarei resolver  as reivindicações justas e coerentes de todos. Agora estarei proximo do centro do poder, tanto do governo, como do partido. E dividirei decisões politicas e técnicas em prol do setor florestal e ambiental do RS. Buscarei nosso espaço. Daqui para frente, serei um “soldado”, pois de fato assumo um novo papel  politico  no RS”.