quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Criação de ovinos


ovinocultura é uma das atividades pecuárias que mais cresce no país . Um aspecto negativo e bastante comum para esse crescimento é iniciar uma produção sem o conhecimento do produto com o qual se está trabalhando. É normal produtores começarem na atividade por modismo ou pelo foto que naquele momento a carne de ovinos está bastante valorizada, porém é importante tomar bastante cuidado na hora  da decisão de ser empreendedor na área. Os ovinos são animais rústicos, porém não quer dizer que não necessitam de cuidados na sua criação.

Antes de investir na atividade é recomendado alguns cuidados:

Antes de iniciar a produção deve-se conhecer bem como ela é quais as principais dificuldades e seus potenciais, para isso é importante ler bastante, buscar informações com profissionais da área, isso antes de comprar os animais é claro, muito importante é a conversa com produtores que já estão na atividade pois eles sentem na pele o que é o dia a dia da atividade.

Outro aspecto excencial é buscar informações o mais seguras possíveis quanto ao mercado consumidor, é preciso responder para você mesmo a seguinte pergunta, para quem vou vender minha produção? pesquisar abatedouros, mercados, preço pago, quais as exigências de qualidade ... nessa fase as perguntas são fundamentais e as respostas conseguidas tem que ser o mais confiáveis possível.

Se após as etapas anteriores você estiver certo que quer entrar na atividade é preciso definir o local onde vai desenvolver a atividade, observar que,  local com solos ruins significa mais custos para recuperar esse solo e formar pastagens de qualidade, caso tenha dificuldade para identificar a qualidade do solo é recomendado buscar auxilio de um agrônomo ou técnico. Atentar também para a distância do local até o mercado consumidor e também se o local é seguro quanto ao abigiato e ataque de outros animais, também terrenos muito acidentados podem ser maléficos e tudo isso são detalhes que fazem a diferença no final.  

O planejamento da propriedade deve prever o tipo de produção de acordo com as características da propriedade (solo, vegetação, tamanho, benfeitorias...),verificando isso defini-se com maior segurança se vai trabalhar na forma extensiva, intensiva ou semi-intensiva.

Uma boa opção é iniciar aos poucos, seguir um planejamento de entrada na atividade em etapas, com isso o empreendedor vai adquirindo conhecimento também com a prática e diminui riscos de maiores prejuízos além de que algum problema que possa ser observado, podem ser corrigidos a tempo.

No momento que está definido e vai ser introduzido os animais é importante tomar alguns cuidados, quando chegam animais, verificar se está tudo em dia com as vacinas, realizar exame de fezes, ter um parecer de veterinário sobre o estado sanitário dos animais, essas medidas são importantes para diminuir o risco de futuros problemas.

Depois da entrada na atividade, deve-se seguir um planejamento e rotina de alimentação e manejo sanitário, além de controle financeiro, pois a sua propriedade deve ser vista também como um empresa no caso uma empresa rural com suas entradas e saídas .

Reforçando que se você decidir entrar na ovinocultura assim como em outro empreendimento é excensial a busca de conhecimento e de assessoria pública ou privada que disponha de profissionais qualificados e de confiança.


Rural Atual
 

 Convite: Convidamos o amigo(a), a participar da enquete que aparece no canto superior da tela. Sua participação é muito importante para nós. Desde já agradecemos.