terça-feira, 2 de novembro de 2010

Orquídea-bambú

      Está orquídea (Arundina bambusiflora) está começando ser usada para embelezar jardins da região, como outras plantas que o proprietário do jardim ainda não tem conhecimento de como ela se comporta e quais os principais cuidados para ter uma planta bonita que complemente os restante da paisagem, trago aqui algumas informações, já que eu mesmo plantei essa bela planta, porém tive que buscar essas informações para conseguir um bom resultado.
       É uma orquídea terrestre bastante rústica, a arundina, como também é chamada, se encaixa perfeitamente no estilo dos jardins tropicais e contemporâneos. Apresenta caule juncoso, formando grandes massas que crescem até uma altura de 2 m. As folhas são finas, estreitas, compridas e lanceoladas, com um comprimento de 9 a 19 cm e largura de 0,8 a 1,5 cm. As flores se formam no verão e apresentam uma tonalidade lilás rosada com o labelo púrpura.
        Cultivo: Cultivada à meia-sombra, ou em pleno sol, em jardineiras e renques, acompanhando muros, muretas e paredes, ou em grupos formando conjuntos isolados, em terra rica em matéria orgânica,  permeável e irrigada periodicamente. A planta não tolera geadas. Floresce mais intensamente em regiões de clima quente e úmido.

      Multiplica-se facilmente por divisão de touceira ou por estacas-ponteiro obtidas das brotações laterais das hastes e enraizadas em ambiente protegido

       Aconselho ficar de olho no eventual surgimento de manchas negras nas folhas, pois pode surgir ataques de fungos, que deixa a planta com aspecto ruim, para tal aconselho a aplicação de fungicida cúprico para proteção das folhas, em cada local pode existir produtos cúpricos com marcas comerciais diferentes por isso aconselho consultar um profissional da área para indicar a dosagem adequada de cada produto.