É um ácaro com o corpo em forma de cunha, coloração amarelo claro, tendendo à parda na medida que o ácaro envelhece, para sua identificação é necessário uma lente de aumento.
Esta praga ataca os ramos, folhas e frutos. Em limões, limas e pomelos a casca fica com coloração prateada e em laranjas e tangerinas, na fase de crescimento das frutas a casca fica de cor marrom, as folhas ficam bronzeadas.
As condições que favorecem o ácaro são a alta umidade relativa e temperaturas amenas, poeira sobre as folhas e frutos que beneficia a população de ácaros pela redução dos inimigos naturais, também a aplicação excessiva de alguns produtos, a adubação desequilibrada (excessos). A pesquisa mostra que as variedades de laranja valência, do céu, grupo umbigo e tangos murcott são mais sensíveis ao ataque dessa praga.

O fruto atacado pelo ácaro da falsa ferrugem pode ser consumido tranqüilamente, geralmente o fruto até fica mais adocicado, o grande problema é que quando colocado nas prateleiras dos mercados o consumidor fica desconfiado e acaba não comprando.
Os pomares de citros localizados aqui na região de Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho e outros municípios da região tem grande incidência de ataque por essa praga e geralmente os produtores aplicam produtos inadequados gerando impactos indesejáveis e não resolvem o problema, por isso a recomendação é procurar um profissional da área para orientação quanto ao controle
Rural Atual