quarta-feira, 24 de abril de 2013

Declaração de Aptidão ao PRONAF tem novo prazo de validade


Desde 31 de março de 2013 , a declaração de aptidão ao Proanaf (DAP) tem validade de 3 anos, após transcorrido este prazo o produtor deve procurar a entidade em seu município que emite o documento e fazer a renovação.

A DAP é um documento importante para as famílias rurais, pois com ela é possível ter acesso a programas sociais como o PRONAF, Minha Casa Minha Vida, Proagro Mais, entre outros. O documento (DAP) deve refletir a realidade da família, onde consta várias informações pessoais e da propriedade rural, as informações repassadas pelos produtores no momento da emissão do documento devem ser verdadeiras, sob pena em casos onde for identificada que as informações prestadas são falsas, do produtor sofrer sérias punições.

Até o dia 31 de março de 2013 a DAP tinha validade para  6 anos, mas os documentos emitidos a partir dessa data terão validade de apenas 3 anos, essa mudança exige que a família rural fique atenda para a renovação em menor período de tempo, maiores informações junto as entidades emissoras das Cartas de Aptidão (DAP).

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Trigo para alimentação de bovinos

Importante o produtor obeter informações sobre a utilização do trigo como pastagem para bovinos, principalmente para bovinos de leite, o trigo tem grande potencial como pastagem e os resultados observados nos últimos anos em vários municípios do Rio Grande do Sul são animadores, entre as vantagens observadas estão:
Trigo semeado a lanço
  1. Cobertura do solo antecipada.
  2. Antecipação de produção de forragem para os animais.
  3. Aumento da produção de leite.
  4. Maior palatibilidade se comparado com a maioria das pastagens utilizadas tradicionalmente.
  5. Bom potencial produtivo de grãos e com alta qualidade.
  6. Aumento da renda para os produtores.
A variedade de trigo que está sendo utilizada com duplo propósito é a BRS Tarumã, que é plantada logo em seguida a colheita da soja.
Alguns pontos que devem ser observados em relação ao manejo dessa cultivar de trigo para uso como pastagem :
  • As recomendações de calagem e adubação são as mesmas indicadas para o trigo convencional, entretanto a indicação para adubação nitrogenada é de que seja fracionada conforme o numero de pastejos, na média após cada pastejo é aplicado 25 a 30 kg/há de Nitrogênio, exceto em solos com mais de 5% de Matéria Orgânica.
  • Utilizar de 350 a 400 sementes aptas por metro quadrado, com espaçamento entre linhas de até 20 cm e de 2 a 5 cm de profundidade, muitos produtores (as) utilizam a semeadura a lanço porém essa é menos eficiente, mas quando não existem máquinas próprias para tal é uma forma que também funciona. Obs: A quantidade de sementes em Kg/há varia conforme características da semente, mas gira entre 130 a 150 kg/há.
  • O pastejo pode ser iniciado quando as plantas atingirem entre 25 a 30 centímetros de altura e o pastejo deve ser interrompido quando as plantas tiverem de 5 a 10 centímetros de altura, já o segundo pastejo ocorre cerca de 30 dias após o primeiro quando as plantas atingirem a altura recomendada.
  • Outro critério que o produtor pode utilizar para identificar o ponto correto para fazer o pastejo de cereais de inverno de duplo propósito é a avaliação da biomassa disponível, mede-se um metro em linha e corta-se todas as plantas na altura de 7 cm, isso deve ser feito em cinco linhas de planta o que deve representar 1 m² de área , em seguida realiza-se a pesagem da forragem e quando o peso ficar entre 0,7 a 1,00 kg de pasto por metro quadrado é porque a biomassa é ideal para largar as vacas para pastar , essa quantidade de forragem representa de 1,0 a 1,5 toneladas de matéria seca por hectare.
  • Outro detalhe é acostumar as vacas ao pasto, no início deixar os animais por um tempo menor no pasto e ir aumentando o tempo de pastejo aos poucos, o tempo de adaptação pode variar de 3 a 7 dias.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Gripe A : Informações

Inicia o inverno e também os riscos de contaminação pela gripe, sendo a que mais causa preocupação na população o vírus A (H1N1), existe a possíbilidade da vacinação, sendo gratuíta para alguns grupos considerados como de risco e para os demais existe a possibilidade de comprar a vacina, em ambos os casos as pessoas devem buscar infomações junto aos profissionais da área.
Apesar da população rural estar em áreas com menor concentração de pessoas e por isso com menor risco de contaminação, isso não insenta de riscos e as pessoas devem procurar se imunizar, principalmente as que se encontram nos grupos de risco.
A gripe A é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus (H1N1). Este subtipo do vírus da nfluenza é transmitido de pessoa para pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectatas.

Mais infomações sobre a doença
No ano de 2009, o mundo enfrentou uma pandemia degripe A, com grande repercussão na saúde das pessoas e sobrecarga da rede de serviços de saúde. O Estado do Rio Grande do Sul foi duramente atingido no inverno daquele ano, com registro de 3.585 casos confirmados da doença e 298 óbitos.
         Em 10 de agosto de 2010, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o fim da pandemia e início da fase pós-pandêmica, indicando que o vírus H1N1 se manteria em circulação, apresentando comportamento de vírus sazonal. A ocorrência de casos confirmados da doença é, portanto, esperada e o monitoramento destes casos no RS confirma a indicação da OMS: a circulação do vírus da Influenza H1N1 não se caracteriza como uma situação atípica no cenário do inverno gaúcho, sendo mais um agente, entre vários, que causam  doenças respiratórias agudas.
          Além da vigilância de casos suspeitos, integram a estratégia da SES de combate e controle da doença a imunização dos grupos de risco, o reforço das medidas de prevenção e o diagnóstico e tratamento precoces de casos suspeitos.

Tratamento
 O antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível em todo o Estado, gratuitamente, e o seu uso no início do aparecimento dos primeiros sintomas da gripe é fundamental para impedir o agravamento dos casos, especialmente de gripe A (H1N1). Atenção aos sintomas: febre, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça. Ao apresentar esses sinais, procure atendimento. 
         O tratamento pode ser prescrito tanto por médicos do SUS como particulares, com a dispensação, sem custos, garantida pela rede pública.
          
Prevenção
  Uma ação fundamental para diminuir a circulação dos vírus da gripe é a adoção de hábitos simples. Confira: 

- Higienizar as mãos com frequência;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;
- Evitar visitas a hospitais;
- Ventilar os ambientes

domingo, 14 de abril de 2013

Calcário para Aplicação na Forma Líquida

O calcário líquido apresenta uma maior facilidade de aplicação do que o calcário pó. A absorção pelas raízes das plantas é mais eficiente porque a nanotecnologia permite que partículas menores (nano partículas) que as células sejam absorvidas pelas espécies vegetais. A propaganda do produto diz que a eficiência do produto é 100%, e pode ser aplicado em qualquer período do ano. Em qualquer período vai depender da climatologia, porque ele necessita de precipitação pluviométrica ou irrigação na época da aplicação.

A aplicação do calcário líquido elimina aquele desconforto provocado pela poeira que se forma durante a aplicação do calcário pó.

O que é Nanotecnologia?


Segundo Nanotech, "nanotecnologia é a possibilidade de manipular átomos e moléculas, ou seja, colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado, permitindo criar novas utilidades para insumos. Em outras palavras, é a possibilidade de manipular a matéria conscientemente ao nível nano, ou seja, de zero a cem nanômetros (um bilionésimo de metro chama-se “nanômetro”. ”Nano” é um prefixo que vem do grego antigo e significa “anão”). Um bilionésimo de metro é muito pequeno, imagine uma praia começando em Salvador, na Bahia, e indo até Natal, no Rio Grande do Norte. Pegue um grão de areia nesta praia. Pois bem, a dimensão desse grão de areia está para o comprimento destas praias, como o nanômetro está para o metro.

Segundo euroresidentes, a nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas à partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Se conseguirmos este sistema de engenharia molecular, o resultado será uma nova revolução industrial.  
Nota: Essas duas afirmações foram copiadas integramente dos artigos dos autores (ver referências).

Segundo Trani (2012), pesquisador do IAC, o calcário líquido é um produto em suspensão com nano-partículas, cerca de 900 vezes menores que as partículas do calcário comum.

Vantagens do calcário líquido


1. Fácil manuseio e aplicação;
2. Apresenta 18% de Cálcio e 6% de Magnésio;
3. Neutraliza o alumínio (Al³) tóxico;
4. Não necessita incorporação no solo, apenas irrigação ou chuva;
5. Proporciona melhores condições no solo para o aumento da eficiência dos fertilizantes aplicados;
6. Cria condições ideais para o aumento de produtividade das plantas;
7. O produto não é tóxico, mas exige cuidados no manuseio e aplicação.

Como aplicar o calcário líquido?


O produtor deve fazer a análise do solo para saber a necessidade de calcário. A propaganda comercial do produto diz que para cada 1 tonelada de calcário pó são necessários 5 L de calcário líquido. O produto deve ser pré-diluído antes de aplicar. A calda deve ser feita em 300 L de água ou conforme recomendado na região. A aplicação do calcário líquido com outros produtos não é recomendável. A aplicação deve ser feita em períodos com 30 a 40 mm de chuva ou com irrigação.

Resultados oficiais da pesquisa


Pesquisas com o uso de calcário líquido são muito raras. O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) iniciou essa pesquisa no primeiro semestre de 2012, através do pesquisador Sandro R. Brancalião. Ele diz que esse produto, embora sem restrição de uso nas lavouras, pode ser uma alternativa para fornecimento de Ca e Mg em cana soca.
A pesquisa é fundamental para estabelecer parâmetros de quantidade de produto a aplicar e análises econômicas em comparação aos corretivos em pó, amplamente pesquisados.

A EMATER de Roraima tem instalado unidades de observação e demonstrativa para a utilização do calcário líquido junto aos assentados da reforma agrária na região de Buritis.

Maior quantidade de trabalhos de pesquisa são necessários, pois cada tipo de solo tem um diferencial em relação à planta. A fertirrigação pode tirar vantagens com a aplicação desse produto, bem como a agricultura de precisão.

REFERÊNCIAS

EMATER / RO. Melhoria da qualidade do solo com correção da acidez. Porto Velho, Roraima.
Disponível em: <http://www.emater-ro.com.br/galeriaDetalhe.php?id=517> Acesso em: 09 Abr. 2013.

Euroresidentes. Introdução à nanotecnologia. O que é nanotecnologia?. Disponível em: <http://www.euroresidentes.com/futuro/nanotecnologia/nanotecnologia_responsavel/introducao_nanotecnologia.htm>  Acesso em: 9 abr. 2013.

INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS. IAC pesquisa corretivo de solo líquido. Disponível em: <http://www.paginarural.com.br/noticia/178549/iac-pesquisa-corretivo-de-solo-liquido> Acesso em: 9 abr. 2013.

Nanotech do Brasil. O que é nanotecnologia?. 2009. Disponível em: <http://www.nanotechdobrasil.com.br/o-que-e-nanotecnologia/>  Acesso em: 9 abr. 2013

TRANI, P. E. Calagem e adubação para hortaliças sob cultivo protegido. Centro de Horticultura, IAC. 2012. Campinas, São Paulo. Disponível em: <http://www.iac.sp.gov.br/imagem_informacoestecnologicas/79.pdf> Acesso em: 08 Abr. 2013.

Fonte: Na Sala com Gismonti
Clipping

sábado, 13 de abril de 2013

Técnicos da Emater/RS se qualificam na tecnologia social PAIS

O PAIS é uma tecnologia social disseminada pela Fundação Banco do Brasil, com recursos próprios e do BNDS . No Rio Grande do Sul e Santa Catarina é coordenado pela Fundação de Educação para o Associativismo - FEA, juntamente com entidades parceiras dedicadas a agricultura familiar.

As unidades PAIS buscam a produção de alimentos saudáveis para família rural e a comercialização dos excedentes, trabalha com diretriz do desenvolvimento sustentável, produzindo através de práticas agroecológicas baseadas na visão holística da natureza, na permacultura e na biodinâmica.

O PAIS é uma iniciativa para reimplantação de um antigo paradigma do comportamento humano de produzir alimentos saudáveis em equilíbrio com a natureza, praticar a comunhão de esforços entre vizinhos através do associativismo, estender alimentos de alta qualidade aos centros urbanos, trazendo renda para a agricultura familiar e saúde para os consumidores.

A Emater/RS - Ascar está qualificando os extensionistas rurais na tecnologia PAIS e os profissionais qualificados repassarão para as familias que aderirem ao projeto os conhecimentos adquiridos e também atuarão com facilitadores no processo de formação de novos conhecimentos na área, serão mais de 130 famílias beneficiadas em primeiro momento. O curso foi realizado no Centro de Formação de Venâncio Aires (CETAVA) em Venâncio Aires/RS e contou com a participação de mais de 40 pessoas entre alunos e instrutores.

Adicionar legenda


Muitos dos projetos a serem implantados beneficiarão familias de municípios que compõe a região atendida pelo escritório regional da Emater de Soledade/RS, municípios como: Alto Alegre, Campos Borges, Espumoso, Jacuizinho, Mormaço, Soledade, São José do Herval, Ibirapuitã, Itapuca , entre outros. O projeto preve recursos para aquisição de materiais e insumos para implantação de um galinheiro, cercamento de pastagem para galinhas, insumos para construção de canteiros e irrigação, além de galinhas. O processo de escolha das famílias será coordenado pela Emater e envolverá os conselhos municípais ligados ao setor.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Colheita da soja avança e produtores estão otimistas

Com boa produtividade as lavouras de soja da região vão sendo colhidas, apesar de alguns contratempos com períodos de estiagem no período próximo a floração da cultura, ainda assim é esperado uma das maiores safras da história, os preços também estão bons e devem dar uma boa margem de lucro ao produtor de soja.

No município de Espumoso/RS assim como em vários outros municípios próximos a expectativa é que a média municípal fique próximo a 55 sacas por hectare, isso quer dizer que muitas lavouras vão ultrapassar a média de 60 sacas/há e algumas a 70 sacas/há. A boa safra se deve ao bom trabalho de planejamento e manejo realizado pelos produtores rurais, pelo bom nível de tecnologia aplicado e principalmente pelo clima que transcorreu bem para a cultura da soja.

O preço pago pela saca de soja gira em torno dos R$ 55,00 preço considerado bom e que deve colaborar para o produtor  honrar seus compromissos, investir na propriedade e no bem estar da família, alguns produtores optam também por poupar um percentual do ganho para enfrentar possíveis anos de pouca produção ou preços baixos, essa é uma atitude interessante já que é sabido que a agricultura é uma atividade muito vulnerável ao clima e ao mercado.

Caso o tempo colabore nos próximos 15 dias poucas lavouras ainda estarão para ser colhidas e poderá ser confirmada ou não a boa expectativa, o otimismo é visível na região e se reflete nos diversos setores da econômia regional, pois a cultura da soja é o principal produto gerador de renda dos produtores e por consequente dos municípios.