- Horto de Plantas Bioativas - Será reestruturado e focará o cultivo, o manejo sustentável e o uso das plantas medicinais, considerando as experiências da sociedade civil nas suas diferentes formas de organização.
- Cozinha Didática - Vai trabalhar o uso e consumo da batata-doce.
- Horticultura e Fruticultura - Produção de batata-doce (das variedades cuia, rubissol e amélia), salsa, cebolinha, beterraba, cebola de verão, tomate rasteiro, melancia, pimenta doce e ornamental. E na estufa, produção de morango suspenso e tomate e pepino tutorados (conduzidos na forma vertical).
- Turismo Rural - Participação de organizações turísticas das diversas regiões do Rio Grande do Sul, divulgando e demonstrando suas organizações com apresentações típicas, tradições, culinária, etc...
- Bovinos de Leite - Destaque para a importância de aproveitamento da água da chuva no manejo da atividade. Demonstração de mais de 15 espécies de forrageiras e seu manejo na atividade leiteira, através de pequenas áreas instaladas junto à parcela.
- Secagem e armazenagem - Foco em esboço de silo construído, procurando facilitar aos visitantes tomar conhecimentos dos passos a serem seguidos na construção em suas propriedades. Será montada a cadeia da produção do cereal, secagem, armazenagem e classificação do grão e o aproveitamento em forma de ração as atividades animais, com ênfase a atividade leiteira.
- Piscicultura - Vai trabalhar o policultivo de peixes, principalmente as quatro espécies de carpas criadas no Rio Grande do Sul (húngara, capim, prateada e cabeça grande). A parcela vai trabalhar também processo de depuração, abate, preparo e degustação, além de legislação.
- Casa Sustentável - Um dos destaques do Espaço da Família Rural anualmente, neste ano a Casa Sustentável tem todo o projeto focado na sustentabilidade, a começar pela construção, feita com materiais disponíveis na propriedade, como a madeira de eucalipto, que pode provir de área de reflorestamento. Também os móveis serão feitos de materiais reaproveitados e a Emater vai mostrar sistemas de captação da água da chuva e de tratamento do esgoto doméstico.
- Florestas Comerciais - Destaque ao cultivo, manejo e rendimento da erva-mate através de corte e demonstração durante a feira junto ao espaço. Ainda haverá uma amostra (museu) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria.
A
coordenação geral do Espaço da Família Rural está a cargo da gerência
regional da Emater de Ijuí. A coordenação local é de responsabilidade da
equipe do escritório de Não-Me-Toque e a coordenação de infraestrutura
está a cargo de Celso Siebert.
Com informações de : Emater/RS -Ascar e www.expodireto.cotrijal.com.br