domingo, 24 de agosto de 2014

Água para as abelhas


Ao contrário do que muitos pensam, a abelha necessita de bastante água para manter o equilíbrio térmico do enxame, a água é fundamental para a saúde das abelhas e para o equilíbrio do enxame como um todo, por isso um dos primeiros aspectos a serem observados no momento de implantar um apiário á a disponibilidade de água em local próximo, que seja limpa e que esteja disponível o ano todo.

É recomendado que a água esteja disponível para as abelhas em uma distância máxima de 500 metros, distâncias maiores prejudicam o enxame, pois demanda das abelhas mais gasto de energia no transporte de água, caso não tenha um curso d'água próximo é preciso instalar bebedouros, no verão a necessidade por água é maior pois as abelhas precisam manter a temperatura da colmeia estável.

A sombra é outro aspecto que deve ser levado em conta na instalação do apiário, o excesso de calor prejudica muito os enxames. As colmeias devem ser distribuídas pelas sombras naturais existente no apiário ou em sombras criadas artificialmente, porém essa sombra deve proporcionar boa aeração e luminosidade.

O uso de telhados largos, de tampas com ventilação, de grandes aberturas nos alvados, de pintura clara para refletir os raios solares e de pontos de circulação de ar pelas caixas, ajudam a reduzir o aquecimento da colmeia. Por outro lado os primeiros raios de sol são importantes para o enxame, pois com eles as abelhas campeiras iniciam seu trabalho mais cedo e a radiação ultra violeta que tem efeito bactericida e fungicida, contribui para boa saúde da colônia, por isso, é recomendável a instalação da colmeia em local que permita a entrada dos raios solares da manhã através do alvado.