segunda-feira, 12 de maio de 2014

Onde e como comprar plantas ornamentais?

Muitos ficam na dúvida em onde comprar plantas ornamentais, como escolher a melhor planta, sempre se  busca por plantas em boas condições, mas nem sempre se consegue. No momento da compra surgem dúvidas sobre qual o local mais apropriado, o que deve-se observar no momento da aquisição, quais aspectos que as plantas devem apresentar e dai por diante. No intuito de auxiliar neste processo, deixamos no decorrer deste texto algumas dicas;

Para que a planta esteja em boas condições, ela precisa estar em um ambiente adequado as suas necessidades, para isso, o fornecedor deve ter instalações adequadas. Um aspecto importante para plantas tropicais, é que o local onde elas estejam, seja mantido em temperatura compatível com as exigências da espécie. É preciso observar e tentar identificar se o fornecedor tem conhecimento e é realmente profissional da área. Priorize a aquisição em floriculturas onde tenham profissionais habilitados, lojas de departamentos, supermercados e centros de jardinagem, esses, são alguns locais onde o amador pode encontrar boas plantas.

Nos locais, onde o fornecedor consegue comprar em grande quantidade, geralmente eles também conseguem exigir melhor qualidade do produto, mas pesquise antes de ir as compras, identifique bem as características da planta que você deseja adquirir , isso vai ajudar a fazer a melhor escolha. 

Algumas dicas podem ser úteis, no momento da escolha da planta, entre elas, podemos  observar o seguinte:
  • Caules - Verificar se eles são resistentes, se possuem manchas que podem indicar alguma doença. Pó branco pode indicar presença de fungos, ou pode indicar que a planta esta em local úmido e mal arejado. 
  • Folhas: Vigorosas, de coloração intensa e uniforme, escolher as que não apresentam manchas. A observação de pontos e áreas marrons pode indicar presença de fungos, ou bactérias. Presença de anéis e regiões com pintas podem ser sintomas de viroses.
  • Botões: Buscar plantas com botões firmes, que apresentam condições de desabrochar. Se verificado que a planta está exposta a corrente de ar, os botões podem cair durante o transporte.
  • Flores: Sempre se busca flores sem manchas, o mais próximo possível das características  de cada espécie. Tons marrons e flores murchas, podem apontar para plantas com problema de nutrição.
No momento da conversa com o fornecedor, trate de esclarecer bem qual o ambiente que a planta vai encontrar, onde você pretende plantar pode não ser o local indicado para o tipo de planta que você imagina. Por isso não deixe de informar questões como: Luminosidade, corrente de ar, temperatura, entre outros. O bom fornecedor vai querer saber essas informações para orientar e agradar o cliente. 

Depois de definido a planta, é preciso tomar cuidado com o transporte, se estiver fazendo frio, e a planta escolhida é planta tropical e que você vai plantar dentro da sua casa, trate de evitar que ela pegue logo de saída corrente de vento frio. Peça para o fornecedor embalar bem a planta, tomando cuidado para que no processo de embalagem, não quebre partes da planta. Da mesma forma, quando comprar uma planta e a temperatura estiver muito alta, tome precauções para que no processo de transporte até sua casa, não ocorra a desidratação da mesma. O bom fornecedor vai orientar corretamente, caso não o faça, trate de procurar outro fornecedor para a próxima compra. 

Para nós termos uma ou várias plantas  bonitas em nossa casa, é preciso dedicar também um tempo no processo de escolha da espécie e do fornecedor dessas plantas, para evitar decepções. Na maioria das vezes que decidimos ter uma ou mais plantas na nossa residência, é porque queremos tornar nosso ambiente mais agradável, então temos que buscar as melhores alternativas e para isso, é fundamental termos bons fornecedores que saibam orientar, não apenas, vender por vender.