sábado, 13 de abril de 2013

Técnicos da Emater/RS se qualificam na tecnologia social PAIS

O PAIS é uma tecnologia social disseminada pela Fundação Banco do Brasil, com recursos próprios e do BNDS . No Rio Grande do Sul e Santa Catarina é coordenado pela Fundação de Educação para o Associativismo - FEA, juntamente com entidades parceiras dedicadas a agricultura familiar.

As unidades PAIS buscam a produção de alimentos saudáveis para família rural e a comercialização dos excedentes, trabalha com diretriz do desenvolvimento sustentável, produzindo através de práticas agroecológicas baseadas na visão holística da natureza, na permacultura e na biodinâmica.

O PAIS é uma iniciativa para reimplantação de um antigo paradigma do comportamento humano de produzir alimentos saudáveis em equilíbrio com a natureza, praticar a comunhão de esforços entre vizinhos através do associativismo, estender alimentos de alta qualidade aos centros urbanos, trazendo renda para a agricultura familiar e saúde para os consumidores.

A Emater/RS - Ascar está qualificando os extensionistas rurais na tecnologia PAIS e os profissionais qualificados repassarão para as familias que aderirem ao projeto os conhecimentos adquiridos e também atuarão com facilitadores no processo de formação de novos conhecimentos na área, serão mais de 130 famílias beneficiadas em primeiro momento. O curso foi realizado no Centro de Formação de Venâncio Aires (CETAVA) em Venâncio Aires/RS e contou com a participação de mais de 40 pessoas entre alunos e instrutores.

Adicionar legenda


Muitos dos projetos a serem implantados beneficiarão familias de municípios que compõe a região atendida pelo escritório regional da Emater de Soledade/RS, municípios como: Alto Alegre, Campos Borges, Espumoso, Jacuizinho, Mormaço, Soledade, São José do Herval, Ibirapuitã, Itapuca , entre outros. O projeto preve recursos para aquisição de materiais e insumos para implantação de um galinheiro, cercamento de pastagem para galinhas, insumos para construção de canteiros e irrigação, além de galinhas. O processo de escolha das famílias será coordenado pela Emater e envolverá os conselhos municípais ligados ao setor.