domingo, 14 de abril de 2013

Calcário para Aplicação na Forma Líquida

O calcário líquido apresenta uma maior facilidade de aplicação do que o calcário pó. A absorção pelas raízes das plantas é mais eficiente porque a nanotecnologia permite que partículas menores (nano partículas) que as células sejam absorvidas pelas espécies vegetais. A propaganda do produto diz que a eficiência do produto é 100%, e pode ser aplicado em qualquer período do ano. Em qualquer período vai depender da climatologia, porque ele necessita de precipitação pluviométrica ou irrigação na época da aplicação.

A aplicação do calcário líquido elimina aquele desconforto provocado pela poeira que se forma durante a aplicação do calcário pó.

O que é Nanotecnologia?


Segundo Nanotech, "nanotecnologia é a possibilidade de manipular átomos e moléculas, ou seja, colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado, permitindo criar novas utilidades para insumos. Em outras palavras, é a possibilidade de manipular a matéria conscientemente ao nível nano, ou seja, de zero a cem nanômetros (um bilionésimo de metro chama-se “nanômetro”. ”Nano” é um prefixo que vem do grego antigo e significa “anão”). Um bilionésimo de metro é muito pequeno, imagine uma praia começando em Salvador, na Bahia, e indo até Natal, no Rio Grande do Norte. Pegue um grão de areia nesta praia. Pois bem, a dimensão desse grão de areia está para o comprimento destas praias, como o nanômetro está para o metro.

Segundo euroresidentes, a nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas à partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Se conseguirmos este sistema de engenharia molecular, o resultado será uma nova revolução industrial.  
Nota: Essas duas afirmações foram copiadas integramente dos artigos dos autores (ver referências).

Segundo Trani (2012), pesquisador do IAC, o calcário líquido é um produto em suspensão com nano-partículas, cerca de 900 vezes menores que as partículas do calcário comum.

Vantagens do calcário líquido


1. Fácil manuseio e aplicação;
2. Apresenta 18% de Cálcio e 6% de Magnésio;
3. Neutraliza o alumínio (Al³) tóxico;
4. Não necessita incorporação no solo, apenas irrigação ou chuva;
5. Proporciona melhores condições no solo para o aumento da eficiência dos fertilizantes aplicados;
6. Cria condições ideais para o aumento de produtividade das plantas;
7. O produto não é tóxico, mas exige cuidados no manuseio e aplicação.

Como aplicar o calcário líquido?


O produtor deve fazer a análise do solo para saber a necessidade de calcário. A propaganda comercial do produto diz que para cada 1 tonelada de calcário pó são necessários 5 L de calcário líquido. O produto deve ser pré-diluído antes de aplicar. A calda deve ser feita em 300 L de água ou conforme recomendado na região. A aplicação do calcário líquido com outros produtos não é recomendável. A aplicação deve ser feita em períodos com 30 a 40 mm de chuva ou com irrigação.

Resultados oficiais da pesquisa


Pesquisas com o uso de calcário líquido são muito raras. O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) iniciou essa pesquisa no primeiro semestre de 2012, através do pesquisador Sandro R. Brancalião. Ele diz que esse produto, embora sem restrição de uso nas lavouras, pode ser uma alternativa para fornecimento de Ca e Mg em cana soca.
A pesquisa é fundamental para estabelecer parâmetros de quantidade de produto a aplicar e análises econômicas em comparação aos corretivos em pó, amplamente pesquisados.

A EMATER de Roraima tem instalado unidades de observação e demonstrativa para a utilização do calcário líquido junto aos assentados da reforma agrária na região de Buritis.

Maior quantidade de trabalhos de pesquisa são necessários, pois cada tipo de solo tem um diferencial em relação à planta. A fertirrigação pode tirar vantagens com a aplicação desse produto, bem como a agricultura de precisão.

REFERÊNCIAS

EMATER / RO. Melhoria da qualidade do solo com correção da acidez. Porto Velho, Roraima.
Disponível em: <http://www.emater-ro.com.br/galeriaDetalhe.php?id=517> Acesso em: 09 Abr. 2013.

Euroresidentes. Introdução à nanotecnologia. O que é nanotecnologia?. Disponível em: <http://www.euroresidentes.com/futuro/nanotecnologia/nanotecnologia_responsavel/introducao_nanotecnologia.htm>  Acesso em: 9 abr. 2013.

INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS. IAC pesquisa corretivo de solo líquido. Disponível em: <http://www.paginarural.com.br/noticia/178549/iac-pesquisa-corretivo-de-solo-liquido> Acesso em: 9 abr. 2013.

Nanotech do Brasil. O que é nanotecnologia?. 2009. Disponível em: <http://www.nanotechdobrasil.com.br/o-que-e-nanotecnologia/>  Acesso em: 9 abr. 2013

TRANI, P. E. Calagem e adubação para hortaliças sob cultivo protegido. Centro de Horticultura, IAC. 2012. Campinas, São Paulo. Disponível em: <http://www.iac.sp.gov.br/imagem_informacoestecnologicas/79.pdf> Acesso em: 08 Abr. 2013.

Fonte: Na Sala com Gismonti
Clipping