terça-feira, 5 de março de 2013

Expodireto – Rotas de turismo rural são mostradas no Espaço da Família Rural

O som das roldanas e o clima de aventura fazem parte da parcela do Turismo Rural no Espaço da Família Rural, da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2013. Além de os visitantes poderem praticar o arvorismo – esporte que consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes obstáculos, como escadas, pontes suspensas e tirolesas -, quatro rotas turísticas são apresentadas aos visitantes pelos municípios de Victor Graeff, que divulga a Rota das Tropiarias, Flores e Aromas; Quinze de Novembro, que mostra o Caminho das Belezas e dos Sabores Rurais; Passo Fundo, divulgando a Fazenda Camponez; e Marau, apresentando a Rota das Salamarias.

A viabilidade econômica do turismo rural da região Norte tem incentivado os produtores a fazer de suas propriedades um local para o lazer e a diversão. É o exemplo da Fazenda Camponez, na Linha Pulador, interior de Passo Fundo. A propriedade de Leandro Lacourt recebe, por ano, cerca de 6,5 mil visitantes. A fazenda possui uma pousada, onde Leandro recebe os visitantes com o tradicional chimarrão. “A atividade é enquadrada como um ‘dia na fazenda’. Tem trilha no meio do mato e o churrasco para o almoço é feito no meio das árvores”, disse.

A fazenda da família conta com 18 funcionários e, segundo Lacourt, todos ajudam nas atividades da propriedade, desde recepcionar os visitantes até servir o café colonial no final da tarde. O local recebe, por dia, no máximo, 50 pessoas. “É para atender melhor a todos”, explica o proprietário.

“Se tornou mais uma forma de o agricultor ter uma fonte de renda e valorizar o trabalho do produtor”, ressalta o vice-presidente da Rota das Salamarias, de Marau, Adelar Pagmussat. A rota, criada há três anos, passa pelas propriedades do interior do município, totalizando 11 km de percurso, em que os aventureiros têm a oportunidade de degustar e conhecer como são feitos os produtos da agricultura familiar. O tradicional Festival Nacional do Salame também faz parte dessa rota e acontece nos dias 7, 8 e 9 de junho.

Um dos roteiros mais longos do turismo rural é o Caminho das Belezas e dos Sabores Rurais. Situado no município de Quinze de Novembro, o caminho é privilegiado pela vista da barragem de Passo Real. “Um dos lugares mais bonitos, com uma vista incrível”, destaca a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar de Quinze de Novembro, Mara Gonçalvez. O município, que possui tradição em grupos de canto coral, traz para a 14ª Expodireto deste ano o Coral Progresso, da localidade de Picada Café, que realiza apresentações diárias. “O canto é muito forte e vários produtores se dedicam à música”, conta a extensionista. Durante a rota, os visitantes passam por agropecuárias, museus, horto de plantas medicinais, Casa do Artesanato Rural e balneários.

O Caminho das Tropiarias, Flores e Aromas traz para a feira algumas plantas medicinais e o livro contendo as principais receitas gastronômicas que são degustadas durante a rota. “Quando o pessoal experimentava um prato em alguma propriedade, eles logo queriam o modo de preparo, por isso, surgiu a ideia de fazer um livro de receitas”, explica uma das proprietárias que acolhe os visitantes, Ione Koeche. O roteiro inicia-se na praça municipal de Victor Graeff, considerada uma das mais bonitas do Estado e, em seguida, são conhecidos os jardins do município.

De acordo a assistente técnica da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Luciana Gobbi, a Emater/RS-Ascar ajuda os integrantes do turismo rural na melhoria da infraestrutura e na conserva de alimentos para a venda de seus produtos.

Além das rotas turísticas, representantes de Machadinho também participam do Espaço da Família Rural, apresentando como atrativo as águas termais do município.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Júlio Fiori
Estagiária Lenise da Costa Kowalski
imprensa@emater.tche.br