terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Você conhece os dez novos caminhos para a sustentabilidade?


Hoje a humanidade já consome 50% mais recursos naturais renováveis do que o planeta é capaz de regenerar. Além disso, 16% da população mundial é responsável por 78% do consumo total no planeta. Em conjunto, consumimos bem mais do que poderíamos e de forma desigual. Se todo o mundo consumisse como os habitantes mais ricos do planeta, seriam necessários quase cinco planetas para suprir esse consumo. Um cenário pra lá de insustentável.


A boa notícia é que se somos parte do problema, também somos parte da solução. Ela pede a participação de organizações multilaterais, governos, corporações, organizações da sociedade civil – mas, essencialmente, de pessoas.


A pergunta que ronda o nosso cotidiano é: no dia a dia como fazer escolhas mais sustentáveis? Daí nasceram as indicações a seguir, que ajudam cada um de nós a consumir valorizando soluções e produtos mais sustentáveis. Com isso, o Akatu espera ajudar você a guiar as suas escolhas de consumo rumo a um futuro sustentável.

10 NOVOS CAMINHOS PARA A PRODUÇÃO RESPONSÁVEL E O CONSUMO CONSCIENTE: Un novo modelo de produção e consumo que:
- inspire oportunidades de negócios social e ambientalmente mais sustentáveis.
- atenda o bem-estar de toda a humanidade, com a maior eficiência possível no uso dos recursos naturais, com uma rentabilidade justa no uso do capital, visando a uma sociedade com maior equidade e justiça.

UMA PRODUÇÃO E UM CONSUMO QUE VALORIZEM:
1 – os produtos duráveis mais do que os descartáveis ou de obsolescência acelerada.
2 – a produção e o desenvolvimento local mais do que a produção global.
3 – o uso compartilhado de produtos mais do que a posse e o uso individual.
4 – a produção, os produtos e os serviços social e ambientalmente mais sustentáveis
5 – as opções virtuais mais do que as opções materiais,
6 – não-desperdício dos alimentos e produtos, promovendo o seu aproveitamento integral e o prolongamento da sua vida útil.
7 – satisfação pelo uso dos produtos e não pela compra em excesso.
8 – os produtos e as escolhas mais saudáveis.
9 – as emoções, as ideias e as experiências mais do que os produtos materiais.
10 – a cooperação mais do que a competição.