sábado, 9 de fevereiro de 2013

Curso de irrigação qualifica técnicos da Emater

Com o objetivo de atender a demanda por projetos de irrigação que vem surgindo na região atendida pelos escritórios municipais do regional da Emater de Soledade/RS, foi realizado um curso de irrigação nos dias 06,07 e 08 de fevereiro, o curso foi realizado no município de Sobradinho/RS e contou com a presença de 20 profissionais da Emater/RS - Ascar. 

O curso que teve como local das aulas teóricas o Polo de Ensino Superior a Distância de Sobradinho, contou com aulas teóricas e práticas, as práticas por sua vez foram realizadas nas comunidades de Granja do Silêncio e Campo da Aviação, sendo disponibilizadas para o treinamento, as propriedades dos produtores Ivanei Pavaresco e Vitalino Benchio. 

A proposta da Emater é qualificar ainda mais os projetos de irrigação no estado do Rio Grande do Sul, viabilizando com isso a contratação de projetos encaminhados para os Programas de irrigação do governo estadual, exemplo é o programa Mais Água, Mais Renda que subsidia a primeira e última parcela do financiamento tomada pelo empreendedor. Os técnicos e Agrônomos que participaram do curso, receberam treinamento de levantamento de dados a campo, cadastramento de produtores (as) interessados, normas do programa Mais Água, Mais Renda e elaboração do projeto através de programas de computador específicos utilizados pela Emater. 

Segundo os coordenadores do curso, o estado tem cerca de 100.000 hectares de lavouras irrigadas, cerca de 80% no sistema de pivô e observou-se que é preciso o pequeno e médio produtor acreditar mais na irrigação, já que nos últimos anos quem vem investindo em irrigação são os que já tem áreas irrigadas. Um dos principais limitantes é a disponibilidade de água nas propriedades, pois muitas vezes o produtor até tem vontade em investir, mas não possui local apropriado.