sábado, 11 de dezembro de 2010

Minadora das folhas ou larva minadora dos citros


Ataque da larva minadora
        A minadora das folhas do citros (Phyllocnistis citrella) ocorre com maior frequência nos meses de Novembro a maio, dependendo da brotação e da temperatura, já começa nos meses de setembro e outubro mas geralmente nesse período o problema não tão sério.

     O adulto da Minadora é uma mariposa de cor branca e prateada. Os ovos são postos a noite, na face inferior da folha, próximo as nervuras, ao nascer a lagarta penetra na folha. A crisálida tem cor marrom amarelada, com 2,5mm de comprimento. Ela se forma em um casulo na margem da folha e a duração do ciclo é de aproximados 45 dias.


Minadora Adulta
       Os danos são causados pelas lagartas que abrem as galerias nas folhas jovens, já o adulto não causa danos. a Larva Minadora é um agente facilitador de disseminação do cancro cítrico, a onde a bactéria do cancro aproveita a galeria aberta pela lagarta e entra no interior da folha .

       Esse inseto ataca folhas com idade entre 4 a 6 semanas, razão essa que exige atenção do produtor no monitoramento e controle no período de brotação, o controle do inseto pode ser feito por vários métodos, os quais cito:
  • Método biológico - é o mais recomendado, principalmente por questões ambientais, usa-se agentes biológicos nativos ou introduzidos. Os agentes mais eficazes são os que atacam a praga na fase de larva, destaca-se vespas, formigas, bicho lixeiro, percevejo predadores, aranhas, pássaros, além de parasitóides sendo os principais o Ageniaspis citricola, Galleapsomya fausta e Cirrospillus ingennus.
  • Método químico - Se necessário, deve-se fazer uso de produtos específicos nos períodos de brotação a cada 15 dias, sempre com orientação de profissional da área.
  • Método mecânico - Consiste na poda de brotação extemporâneas e pela coleta e destruição de folhas caídas.
        É excensial o monitoramento dos pomares pelo produtor com frequência, principalmente em épocas de calor e umidade, pois nessas condições as pragas e doenças encontram condições favoráveis para seu desenvolvimento e sempre procurar manter o equilíbrio nutricional e ambiental do pomar, pois planta bem equilibrada é sinonimo de planta mais sadia.


Rural Atual