quinta-feira, 26 de março de 2015

Controle de Plantas Daninhas em Gramados

 Um tema complicado que muitas pessoas procuram informações, diz respeito ao reconhecimento de plantas daninhas e controle viáveis para manter o gramado bonito sem os prejuízos que podem ser causados por estas plantas indesejadas. Tentando colaborar com os amigos leitores, segue a baixo algumas informações.

Plantas daninhas
Primeira informação importante é ter claro o que significa o termo "plantas daninhas", recebem esta denominação aquelas plantas que ocorrem em um local onde elas não são desejadas, concorrendo com outras culturas plantadas pelo homem, elas concorrem por espaço, nutrientes, luz, etc, prejudicando em tese o desenvolvimento das culturas preteridas pelo ser humano.
Alguns métodos podem ser empregados para o controle das planta indesejadas, porém, algumas são mais conhecidas e tem maior poder de competição, entre elas: Tiririca - Cyperus rotundus,   Azedinha ou Falso Trevo - oxalis sp, Roseta - soliva pterosperma, Desmodium incanum, conhecida como Carrapixo ou Beiço-de-boi,

Plantas daninhas e método de controle

1. Capim-pé-de-galinha ou capim-de-pomar (Eleusine indica Gaertn.)
É uma planta daninha anual. Cresce em moitas de até 60 cm de altura. Multiplica-se por sementes.

Tratamento – retire as ervas com uma ferramenta tipo firmino. Em casos extremos, aplique herbicida do tipo “Daconate” ou “Dessecan”, exceto nos casos das gramas Batatais e São Carlos, que podem ser seriamente afetadas por estes herbicidas.

2. Capim-marmelada ou papuã (Brachiaria plantaginea)

Planta anual que forma touceiras e pode chegar a até 80 centímetros de altura.

Tratamento – retire as ervas com uma ferramenta tipo firmino. Em casos extremos, aplique herbicida do tipo “Daconate” ou “Dessecan”, exceto nos casos das gramas Batatais e São Carlos, que podem ser seriamente afetadas por estes herbicidas.

3. Capim-braquiária ou braquiária (Brachiaria decumbens Stapf.)
Perene da família das gramíneas, cresce até um metro de altura, com folhas densamente pilosas.

Tratamento – retire as ervas com uma ferramenta tipo firmino. Em casos extremos, aplique herbicida do tipo “Daconate” ou “Dessecan”, exceto nos casos das gramas Batatais e São Carlos, que podem ser seriamente afetadas por estes herbicidas.

4. Grama-seda ou capim-de-burro (Cynodon dactylon)
Planta perene da família das gramínias, que pode chegar a 50 centímetros de altura. Folhas lisas na face inferior e ásperas na superior.

Tratamento – retire as ervas com uma ferramenta tipo firmino. Em casos extremos, aplique herbicida do tipo “Azulos”, exceto nos casos das gramas Batatais e São Carlos, que pode ser seriamente afetadas por estes herbicidas.

5. Capim-colchão ou capim-milhã (Digitaria horizontalis Willd.)
Pertence à família das gramíneas e, às vezes, apresenta folhas arroxeadas. Produz sementes, que podem aumentar a infestação do gramado no fim do verão e início do inverno.

Tratamento – retire ervas com uma ferramenta tipo firmino. Em casos extremos, aplique herbicida do tipo “Daconate” ou “Dessecan”, exceto nos casos das gramas Batatais e São Carlos, que podem ser seriamente afetadas por este herbicidas.

6. Tiririca ou capim-dandá (Cyperus rotundus L.)
Planta de extirpação e controle difíceis e demorados. Possui rizomas e tubérculos profundos, que formam uma densa rede no solo.

Tratamento – a erradicação deve ser feita durante o preparo do terreno, com aplicação de herbicidas do tipo “Roundup”. Se infestações posteriores, retire as ervas com uma ferramenta tipo firmino. Em casos extremos, aplique herbicida do tipo “Bi-Hedonal”.

7. Dente-de-leão ou amargosa (Taraxacum officinale Wigg.)
Planta anual ou perene, leitosa, desprovida de caule e com raiz pivotante.

Tratamento – retire as ervas com uma ferramenta tipo firmino. Se a raiz principal não for removida, crescerá de novo. Em casos extremos, aplique herbicida do tipo “U-46DFluid” ou “Bi-Hedonal”

8. Trevo ou azedinha (Oxalis oxyptera Prog.)
Tem hastes que podem crescer até 30 cm de altura e reproduzem-se por rizomas escamosos.

Tratamento – retire as ervas com uma ferramenta tipo firmino. Em casos extremos, aplique herbicida do tipo “Bi-Hedonal” ou “U-46D-Fuid”.

9. Serralha ou chicória-brava (Sonchus oleraceus L.)
Anual, leitosa, da família das compostas, com folhas superiores inteiras e inferiores partidas.

Tratamento – retire as ervas com uma ferramenta tipo firmino. Em casos extremos, aplique herbicida do tipo “U-46D-Fluid”.

10. Picão-preto ou piolho-de-pedra (Bidens pilosa L.)
Anual da família das compostas, pode crescer até 1,20 metro e reproduzem-se por sementes.

Tratamento – retire as ervas com uma ferramenta tipofirmino. Em caso extremos, aplique herbicida do tipo “Bi-Hedonal” ou “U-46D-Fuid”.

11. Ançarinha branca ou fedegosa (Chenopodium album L.)
Anual que tem folhas com a face inferior branca e farinhosa. É mais comum em gramados novos, onde as mudas de grama são esparsas. Reproduz-se por sementes.

Tratamento – retire as ervas com uma ferramenta tipo firmino. Em casos extremos, aplique herbicida do tipo “Bi-Hedonal”.

Leia mais: http://www.cpt.com.br/cursos-jardinagem/artigos/gramas-e-gramados-voce-sabe-fazer-o-controle-de-plantas-daninhas#ixzz3Ra5B2MhB