sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Caliandra ou quebra-foice


A Caliandra, cujo nome botanico é Calliandra brevipes Benth, mas é conhecida também pelo nome de quebra-foice, esponjinha, esponjinha-sangue, esponjinha-vermelha, diadema, topete de pavão, entre outros nomes populares. Está é uma planta arbustiva perene, nativa do Brasil e muito utilizada no paisagismo em todo o território nacional. 

A Caliandra ramifica muito, tem ramos finos, bastante flexíveis e resistentes, mantém folhagem intensa de baixo a cima se for bem conduzida, flores abundantes de cor que variam de branco até o vermelho, que surgem na primavera e verão, estas características são favoráveis para a utilização da planta no paisagismo em cercas vivas topiadas, renques, como planta insolada e também dá um ótimo resultado como bonsai. Por muitos é conhecida como quebra-foice, para entender o porque deste nome popular é só tentar cortar seus galhos com uma foice, ai verá a resistência desta planta.

Deve ser cultiva a sol pleno ou local que pegue no mínimo 4 horas de sol, de preferência em solo fértil e com boa drenagem, no mais, não é necessários grandes cuidados por ser uma planta bem rústica, muitas vezes o único cuidado é alguma poda para manter no tamanho desejado. A multiplicação é realizada por estacas utilizando as ponteiras dos ramos retirados nas podas de inverno, ou por sementes.