quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Formigas cortadeiras - Dicas para o controle

 As formigas cortadeiras são responsáveis pela dor de cabeça de muitos produtores que sofrem com os prejuízos por elas causados, isto ocorre principalmente quando existe um desequilíbrio ambiental. Muitas culturas são atacadas pelas formigas, algumas causando maiores prejuízos, é o caso das áreas de florestamento.
 Uma das formas de controlar os danos é o uso de iscas formicidas, este meio de controle apresenta algumas vantagens, como o menor impacto ambiental e um bom nível de controle quando corretamente aplicado. São várias marcas comerciais de formicidas, cabe ao responsável técnico pela área orientar qual a "melhor".

Para alcançar um bom controle, é preciso seguir alguns critérios básicos na aplicação de formicidas. A quantidade de iscas a serem aplicadas depende do tamanho do formigueiro, então, devemos começar calculando a área do formigueiro, para isto, mede-se a maior largura e multiplica-se pelo maior comprimento, e utiliza-se aproximadas 8g de isca formicida por metro quadrado, porém, sempre verifique as recomendações do fabricante. 
Em fruticultura e florestamento é recomendável iniciar o controle antes da implantação da cultura, aproximadamente seis meses antes do plantio, esta prática diminui os riscos de prejuízos ou até mesmo a morte das novas mudas que nesta fase sofrem mais com este tipo de agressão. A quantidade de formicida a ser utilizado por hectare depende muito, observa-se o uso de quantidades que variam de 3 a 4 quilos por hectare até quantidades superiores aos 30 kg/há, esta variação depende muito do grau de infestação, por isto é importante ter um acompanhamento constante para evitar que as formigas se tornem praga com alto poder destrutivo.
Quando definido a dose que será utilizada é preciso aplicar o produto, para isto, é preciso observar alguns detalhes, em primeiro lugar deve-se achar a casa do formigueiro. Após, identifica-se as carreiras e caminhos que elas costumam seguir. Um detalhe fundamental é  o de aplicar as iscas ao lado dos caminhos identificados, intercalando a cada 10 a 20 cm. Muitas pessoas acham que o correto é depositar as iscas diretamente nas carreiras ou direto no olho do formigueiro, porém , está não é melhor alternativa técnica.
Algumas dicas podem ajudar o produtor(a) a alcançar melhores resultados no controle de formigas cortadeiras com o uso de iscas, entre elas:
  • Iniciar o controle meses antes de realizar o plantio;
  • Os formigueiros que serão controlados devem estar em atividade;
  • Não aplicar iscas se existir forte probabilidade de chuva nas próximas horas.
  • Em caso de aplicações em áreas de pastoreio de gado, retirar os animais cerca de 30 dias antes da aplicação;
  • A utilização de equipamentos próprios para aplicação de formicida, melhoram os resultados.
  • O aplicador deve sempre utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
  • Busque orientação técnica de profissional habilitado.
Lembre-se: As plantas que possuem maior desequilíbrio nutricional sofrem mais com ataque de pragas como a formiga, por isto, é importante analisar bem o porque de ataques severos de formigas, pois, é bem possível que o produtor precise adotar outras medidas, além da aplicação de formicida. Esta atenção pode precaver de ocorrerem outros danos por outras espécies de "pragas" ou mesmo de doenças e desequilíbrios nutricionais.