Para alcançar uma boa produção de soja é preciso trabalho e dedicação do produtor para com a cultura, iniciando na escolha da variedade, época de plantio, preparo do solo, plantio, tratos culturais e colheita. O plantio com certeza é um dos principais aspectos que vão proporcionar uma boa produção, sem alguns cuidados nesta etapa, fica muito difícil conquistar o objetivo final de ter alta produtividade e produção.
Entre os aspectos citados no parágrafo anterior, vamos focar no momento do plantio, onde o produtor(a), deve observar alguns critérios técnicos, entre os quais destacamos três, sendo eles:
- Época de plantio: Inicia-se o planejamento da lavoura de soja, pesquisando qual a época mais recomendada para realizar o plantio, esta época é determinada por estudos científicos que resultam no Zoneamento agrícola para cada região. No sul o mês de novembro geralmente é o que concentra a melhor época para o plantio. Já plantios na segunda quinzena de dezembro até janeiro, tendem a sofrer mais com problemas como a falta de chuva e ataque de pragas e doenças.
- Umidade e temperatura do solo: A semente após adequadamente semeada, precisa para germinar de umidade e aeração do solo, pois ela vai necessitar para uma boa germinação, absorver água em uma quantidade de aproximadamente 50% do seu peso. Também é necessário que as máquinas utilizadas para o plantio, proporcionem um bom contato entre a semente e a terra. Caso o plantio tenha que ser realizado sem as condições mínimas de umidade é recomendado fazer tratamento nas sementes para aumentar a vida útil das mesmas no solo, até que as condições adequadas aconteçam.
- Procedimento de plantio: Abaixo citamos cinco procedimentos fundamentais para que obtenhamos um bom plantio:
- Equipamento utilizado: O tipo de semeadora utilizada, juntamente com o tipo de dosador de semente, do controlador de profundidade e também do compactador, tem forte influência no resultado da qualidade de semeadura.
- Velocidade de plantio: A velocidade com que é realizado o plantio também é importante, pois influi na uniformidade da lavoura e nos danos Às sementes, o ideal são deslocamentos com velocidades entre 4 a 5 km/h, observando aspectos como a uniformidade do terreno.
- Profundidade de semeadura: Recomenda-se semear a uma profundidade média de 3 a 5cm. Quando semeado a profundidades maiores, corre-se o risco da plântula sofrer para emergir, principalmente em solos que compactam facilmente.
- A posição da semente em relação ao adubo: Deve-se ter o cuidado para que o adubo seja depositado ao lado e abaixo da semente, evitando o contato direto, pois pode ocasionar uma menor absorção da água pela semente. Também quando o adubo tem alto percentual de K - Potássio é possível que a plântula morra em caso de contato como o adubo.
- Uso de produtos químicos : Produtos químicos utilizados na dose recomendada, geralmente não causam danos na germinação, porém altas doses, podem acarretar problemas de germinação e ou desenvolvimento desta plantas de soja.
Na dúvida, sempre procure orientação de técnico que tenha boa experiência na cultura da soja, é preciso tomar muito cuidado para realizar corretamente o plantio, pois erros nesta etapa, dificilmente serão corrigidos no decorrer do desenvolvimento da lavoura e o produtor deixará de obter o seu principal objetivo que é o lucro.