Contadores que prestam serviço de contabilidade para pequenas cooperativas da agricultura familiar e que são atendidas pelas Unidades de Cooperativismo da Emater/RS de Ijuí e Santa Rosa, tiveram a oportunidade de se capacitar em questões ligadas a parte contábil e jurídica específica do sistema cooperativo. O contador e advogado Adelar Rigoni foi quem trouxe informações e tirou dúvidas dos participantes, Rigoni atua com cooperativas a mais de 20 anos.
A explanação buscou clarear pontos chaves para o bom funcionamento das cooperativas, sempre analisando a lei 5.764 que é específica sobre o tema. Entre os temas, os que mais preocupam segundo os participantes é a organização administrativa e a escrituração contábil correta, mas também outros pontos foram trabalhados e demandaram atenção dos participantes, entre eles:
- Diferenciação do ato cooperado e não cooperado.
- Formação de capital.
- Constituição e deveres dos conselhos fiscal e de administração.
- Carga tributária.
- Fundos obrigatórios.
Entre outros.
Esse foi o segundo evento dirigido a contadores próprios das cooperativa e também terceirizados, entre as pequenas cooperativas atendidas pelo núcleo de cooperativismo, a grande maioria contrata escritórios de contabilidade ao invés de ter departamento próprio, isso se deve pelo custo mais baixo. Devido a esse cenário é que a os núcleos da Emater de Ijuí e Santa Rosa, investem esforços e recursos para capacitar esses profissionais, entendendo que esse trabalho vai qualificar e dar maior estabilidade para as cooperativas da agricultura familiar da região.