Sempre buscamos alternativas para embelezar nossos jardins, muitas vezes as melhores alternativas estão bem ao nosso lado. Uma planta que tem ótimo potencial de uso nos jardins é o fórmio (Phormium tenax), também conhecido como Fibra-da-nova-Zelândia ou Linho-da-nova-Zelândia, ele é uma folhagem, que pode ser encontrada em cor única ou variegada. Pode atingir de 1,8 a 3 metros de altura e gosta de pleno sol, é uma planta de ciclo perene que se desenvolve bem aqui no Rio Grande dos Sul, assim como em várias regiões do Brasil, apesar de ter origem na Nova Zelândia.
Por ter folhagens vistosas, tem bom potencial para o cultivo isolado, em vasos, como bordadura ou em grupos irregulares, ou também em renques junto a muros. Uma grande vantagem dessa planta é a versatilidade, pois ela se encaixa bem em diversos estilos de jardim e por possuir variedades com colorações variadas, é possível acrescentar mais vida aos nossos jardins.
O fórmio, multiplica-se principalmente por divisão de touceiras, é uma planta muito rústica, que prefere solo fértil, com bom teor de matéria orgânica. Em algumas regiões do Rio Grande do Sul, é de conhecimento popular, que ela se desenvolve muito bem em solos úmidos, principalmente próximo a lagos e açudes. Apesar das variedades com folhagens mais coloridas darem vida aos jardins, é preciso tomar cuidado e não exagerar no uso da planta, pois isso pode tornar o jardim um pouco "cansativo ".
As folhas do fórmio são formadas por fibras longas e muito resistentes, sendo utilizadas no seu país de origem na produção de artesanatos, já no RS, muitos produtores utilizam a folha para amarar plantas em tutores, em culturas como a do tomateiro, pimentão e até mesmo para amario da videira, durante o processo de poda.
Algumas dicas para o cultivo do fórmio:
- Escolha o local onde será plantado, o local ideal, precisa de boa incidência de luz solar.
- O solo ideal é aquele que tenha boa fertilidade, principalmente com bom teor de matéria orgânica.
- Se o solo do seu jardim for "pobre", adicione matéria orgânica bem decomposta e NPK , sugiro fórmula 04-14-08 ou similar, ideal ter análise de solo em mãos e solicitar orientação técnica para recomendação adequada.
- Regas: Apesar de ter boa resistência a falta de água, é recomendado regar a cada 10 dias.
- Ao redor da planta, pode ser misturado restos do corte de grama, para manter o solo úmido.
- Retire as folhas secas que vão surgindo, exemplo das que aparecem na foto acima.