segunda-feira, 17 de junho de 2013

Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura inicia nesta terça (18)

O V Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura será realizado nos dias 18 e 19 de junho de 2013, no Centro de Eventos, da Universidade de Passo Fundo (UPF). A abertura será nesta terça-feira às 8h e contará com a presença do vice-governador do RS, Beto Grill. 

O evento discutirá análise de risco, prevenção e minimização de impactos de eventos hidroclimatológicos críticos: secas, estiagens e inundações. Especialistas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Agência Nacional das Águas (ANA), da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), entre outros, apresentarão suas experiências e estudos sobre estes eventos críticos. 

O Simpósio é destinado para produtores rurais, acadêmicos, professores, gestores públicos e profissionais da área. Na manhã de terça-feira será apresentado o primeiro painel do evento com o tema: “Aspectos conceituais e impactos dos eventos hidroclimatológicos críticos” e durante a tarde, o segundo painel será sobre “Minimização dos impactos de eventos climáticos críticos: ações e avanços tecnológicos”. Na quarta-feira (19), os especialistas debaterão sobre “O uso de técnicas de mapeamento e sensoriamento remoto na análise de risco de eventos hidroclimatológicos críticos” e “Políticas públicas para prevenção e mitigação de eventos críticos”.

Os eventos climatológicos críticos são recorrentes no país, principalmente no Rio Grande do Sul, que em 2012 viveu a pior estiagem das últimas décadas. Conforme relatório da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a produção de grãos no Estado no ano passado ficou em 19,62 milhões de toneladas, representando uma queda de 10 milhões de toneladas na comparação com a colheita do ano anterior.

 No PIB gaúcho, isso representou uma perda de cerca de R$ 17,107 bilhões. “É comprovado que a cada dez anos acontecem no mínimo cinco ocorrências de estiagens no Estado. No país, estes eventos também são cíclicos e são lembrados apenas quando estão acontecendo”, enfatizou Goellner.

O evento é uma promoção do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju) e Universidade de Passo Fundo (UPF) com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Defesa Civil, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ministério Público, Corsan, Banrisul, Caixa Econômica Federal e Bolsa Incorporações.




Fonte: Assessoria de Imprensa Coaju
Jornalista Natália Fávero (MTB14761)