quarta-feira, 12 de junho de 2013

Cipreste – orientações para plantio


Época de plantio

Plante no inverno, pois nessa estação a planta vai se acostumando com o novo ambiente e na primavera irão crescer com vigor, porém evite plantio em dias de frio excessivo, pois as raízes são um pouco sensíveis ao frio intenso.

Cultivo
Uma planta que se adaptou bem ao nosso clima foi as dezenas de variedades de ciprestes, tendo como vantagens a beleza das plantas, o fato de que elas não ficam desfolhadas durante o inverno, são plantas que exigem poucos cuidados para manutenção, entre outros aspectos positivos. Mas para ter uma planta sadia e que fique bem no seu jardim é importante tomar alguns cuidados, e tudo começa no plantio, para isso estou postando algumas orientações para o plantio:

De forma geral, recomenda-se o plantio em covas grandes (40 x 40 x 40 cm), porém pode ser recomendado utilizar covas de dimensão maior conforme o tamanho da muda,  observe que as raízes devem ficar bem acomodadas sem dobra-las, e a profundidade de plantio deve ser a mesma que estavam no viveiro.


Recomenda-se também a adição de 2 a 5 kg de esterco de curral bem curtido em cada uma, incorporando bem à terra, a quantidade varia conforme a qualidade do solo em questão, também é possível utilizar compostos orgânicos sempre misturando bem com o solo.
Até que as mudas mostrem sinais de desenvolvimento, o ideal é garantir regas frequentes. Pragas e doenças não costumam dar preocupações durante o cultivo, principalmente quando as mudas são sadias e de boa procedência. Normalmente, as coníferas são bem resistentes.

Cuidados adicionais:
·         Procure adquirir mudas de cipreste de fornecedores conhecidos e de boa reputação e sempre peça nota fiscal.

·         Antes de enterrar a muda verifique o sistema radicular, muitas vezes a planta tem as raízes amaradas com barbante ou fita plástica e é comum às pessoas plantarem sem a retirada dessas fitas, isso pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

·         Depois de plantada, coloque uma camada de 2 a 3 cm de composto orgânico ou palha para ajudar manter a umidade no solo.

·         Caso tenha interesse de plantar ciprestes em vias públicas, antes procure orientação no órgão ambiental de seu município, pois é possível que a planta que você queira plantar não seja permitida naquele local. 

 Convite: Convidamos o amigo(a), a participar deste blog como seguidor, espaço que aparece no lado da tela. Desde já agradecemos.