sábado, 1 de junho de 2013

Apicultura- cuidados com os enxames durante o inverno


Chegando o inverno é fundamental que o apicultor adote manejo para preservação e fortalecimento dos enxames para o próximo período de floração, principalmente quando o produtor adota sistema intensivo de produção e geralmente os enxames ficam com pouca reserva de alimento para enfrentar o período de escassez de alimento, o que pode causar até a morte de parte ou totalidade do enxame. 
Abelhas atraídas pela flor do gerasol

Após o período de inverno vem o novo período de floração onde muitos enxames estão enfraquecidos com poucas operárias e essas por vezes estão velhas, isso quer dizer que muitas vão morrer no trabalho de busca por pólen, néctar e água. A produção de novas operárias demora 21 dias desde a postura feita pela rainha até a fase adulta. Nesses casos é recomendado a alimentação estimulante no final da entressafra, antes da nova florada, incentivando o crescimento populacional do enxame com antecedência. 

Tanto a alimentação de manutenção como a estimulante são práticas benéficas para os enxames e para os apicultores, que obtêm aumento da produção e retorno financeiro. A alimentação de subsistência também pode ou deve ser utilizada em outros períodos de escassez de alimento e quando da captura de enxames "novos" .

Outras medidas são adotadas no período de inverno quando a temperatura cai muito, entre elas a redução do alvado (entrada da colmeia) esse procedimento diminui a entrada de ar frio e ajuda manter a temperatura da colmeia. Também a revisão e movimentação dos favos, posicionando os favos velhos nas laterais da colmeia é indicado.

É importante entender que ao contrário do que muitos pensam as abelhas não param de trabalhar no inverno , elas precisam fazer voos de higienização, coleta de água, identificação de florada e perde-se muitas abelhas nesse processo, principalmente em dias chuvosos, por isso o apicultor deve fazer visitas nas colmeias durante o inverno e verificar o seguinte:
  • Identificar colmeias enfraquecidas e com necessidade de alimentação artificial - Caso identificado realizar alimentação de manutenção. 
  • Colmeias com pouca população - Em alguns casos é recomendável mudar o enxame para um núcleo tomando alguns cuidados, para isso recomendo procurar orientação técnica mais próxima. 
  • Colmeias zanganeiras - Em alguns casos ocorre a morte da rainha no inverno e ai as abelhas tentarão produzir outra rainha, em alguns casos o enxame não tem êxito e nesse caso é recomendável unir a colmeia zanganeira a outra colônia. 
  • A postura da rainha - a verificação da postura da rainha pode indicar a necessidade de troca da rainha por outra na próxima estação. 
  • Verificar a cera - Favos vazios não devem ficar na colmeia. 
  • Verificar o estrado - Importante manter os estrados limpos.
  • Arredores - No inverno é um bom período para limpar os arredores dos apiários.
Obs: Na medida do possível não fazer vistorias nas colméias em dias muito frios, dar preferência para os horários próximo ao meio dia e quando a céu estiver limpo e a temperatura acima dos 12 graus. 

É papel do apicultor amparar os enxames nos períodos mais críticos, principalmente no inverno, é muito mais fácil e rentável ter esse trabalho do que depois ter que recuperar os enxames em estações posteriores.