sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Adubação verde aumenta o potencial produtivo das lavouras

A adubação verde é uma prática milenar e tem a capacidade de melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo, conservando e melhorando o solo que por consequência reflete positivamente na produtividade das culturas posteriores. Essa prática consiste no cultivo de plantas em rotação-sucessão - consorciação com as culturas, para tal são usadas várias espécies vegetais, porém existe uma preferência pelas leguminosas que tem grande capacidade de fixar nitrogênio direto da atmosfera pelo processo de simbiose. 

Alguns resultados esperados com uma boa adubação verde: 
Aumento da receita: Ocorre com o aumento da produtividade e melhoria da qualidade do produto. 
Economia: Através da redução do uso de insumos externos, principalmente os nitrogenados e também com a diminuição da necessidade de uso de herbicidas e nematicidas. 
Sustentabilidade: Essa prática preserva o solo e melhora os atributos químicos, físicos e biológico do solo, proporcionando um meio ambiente mais equilibrado, além da parte econômica. 
Resistência a falta de chuvas: Com a formação de uma boa palhada no decorrer dos anos o solo retém mais água e por isso as plantas sucessoras levam mais tempo para sentir os efeitos das secas.

Alguns cuidados:  
Semente: Primeiro cuidado é adquirir ou produzir uma semente de boa qualidade, quando for adquir sementes busque os registrados no Ministério da Agricultura. 
Espécie a ser utilizada: A espécie assim como a época de semeadura, o espaçamento e quantidade de semente, depende do sistema de produção utilizado pelo produtor e dos resultados que o mesmo almeja, soma-se ainda as condições de clima e solo. 
O solo: É indispensável que o solo esteja corrigido, por isso é fundamental uma boa análise de solo e a interpretação por profissional habilitado.

Para o produtor que está interessados em melhorar ou introduzir algum sistema de adubação verde para cobertura é aconselhável que procure orientação técnica em alguma entidade local que tem melhores condições de avaliar aspectos locais como clima e solo, e também definir qual espécie e variedade se adapta melhor para cada época do ano e para cada finalidade que se deseja.