Muitos produtores optam pela cultura do milho para produção e armazenagem de silagem, esse produto é utilizado todos os dias por alguns produtores na alimentação de vacas leiteiras e bovinos de corte e muitos armazenam para uso nos períodos de escassez de alimento. A cultura do milho esse ano está bem melhor do que a do ano passado, a cultura desenvolveu-se bem apesar de alguns problemas climáticos.
A grande maioria dos produtores de leite opta pelo milho para produção de silagem, apesar de muitos acharem que é uma cultura onde se investe muitos recursos financeiros e se corre muitos riscos de quebra de produção, mas os produtores do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí possuem tradição na produção desse alimento e isso faz que juntamente com a atividade leiteira também aumente as áreas cultivadas com milho para alimentação bovina.
Apesar de algumas lavouras de milho terem sofrido durante o mês de setembro com os efeitos da geada e durante novembro com um pequeno período de falta de chuva no período de floração, ainda assim, as primeiras lavouras que estão sendo transformadas em alimento para os bovinos, tem bom potencial de produção de grãos. A colheita que já iniciou tende a se intensificar durante a semana que vem, fato que anima também os profissionais que fazem a colheita terceirizada, essas pessoas têm máquinas (colheitadeiras) específicas e de alto rendimento, bom para o produtor e para o prestador de serviço, um ganha agilidade e comodidade na produção e o outro recebe pelo serviço prestado.