Chuvas abaixo do normal principalmente em dezembro, é o que aponta a previsão de órgãos de meteorologia, a possibilidade é que a falta de chuva afete além do Rio Grande do Sul, parte do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Considerando a fase de algumas das principais culturas, como o milho e feijão, esta previsão preocupa, pois pode atingir fases do desenvolvimento da planta que exigem bastante água, como é caso da floração e enchimento de grãos.
Para lavouras que foram financiadas com seguro agrícola, é importante que produtores fiquem atentos para em caso de necessidade, poder comprovar o uso dos recursos, realizando o manejo conforme recomendações técnicas oficiais e organizar e guardar bem as notas que comprovam a aquisição dos insumos agrícolas. Em casos onde o produtor tenha que solicitar cobertura pelo Proagro é importante antes ter o parecer do técnico que acompanha a lavoura, isso quando o produtor ter acompanhamento técnico, evitando assim comunicações indevidas, também no caso de ter comunicado o evento, o produtor deve aguardar a vistoria do perito, não deve nunca realizar colheita ou algo parecido na área antes da vistoria, pois isso pode fazer com que o produtor perca o direito de cobertura pelo seguro.
Mas como ocorreu no ano passado, nem sempre a previsão se concretiza, o que os órgãos especializados em informações meteorológicas estão apontando é uma tendência, isso quer dizer que a probabilidade é grande, mas não é certo que as lavouras da nossa região vão ter perdas por falta de água.