Saber quanto a planta de milho consome de água em média pode ajudar no planejamento do plantio e na irrigação da cultura se for o caso, o número de plantas por hectare no momento do plantio pode ser maior ou menor conforme o planejamento de cada propriedade, as previsões do clima e outros aspectos. Para auxiliar estou postando algumas informações da pesquisa quanto ao consumo de água pela cultura do milho. As quantidades totais e médias diárias de evapotranspiração máxima do milho (ETm), em condições ótimas de fornecimento de água, variam em função do seu estádio de desenvolvimento, local de cultivo e época de semeadura.
O consumo de água difere pelo período de desenvolvimento da planta do milho:
- Sub- período de semeadura e emergência : Depende do tipo de solo, do sistema de cultivo e da época de semeadura, mas varia de 1,5 a 3 mm/m² /dia, o que é uma quantidade relativamente baixa.
- Sub-período vegetativo - Nessa fase o consumo de água ainda não é tão alto, variando de 2,5 a 4,5mm/m²/dia, dependendo da época de plantio e região de cultivo.
- Sub-período reprodutivo - Durante essa fase ocorre um significativo aumento da estatura da planta e da área foliar ocorrendo um aumento na evapotranspiração, porém a evaporação do solo tende a diminuir devido ao sombreamento da planta. Os valores diários necessários no período variaram de 4,5 a 7 mm/m²/dia.
- Sub-período do florecimento - Nesse período a planta demonstra a maior área foliar, maior atividade fotossintética e maior transpiração, sendo assim, também é o período que a planta exige mais água, a quantidade varia entre 7 a 8 mm/m²/dia, assim como em outros períodos isso depende da época da semeadura e da região.
- Sub-período de enchimento de grãos - Nesse período a exigência por água começa a diminuir , ficando a demanda por água em torno dos 3,5 a 5 mm/m²/dia.