Palestra realizada neste último dia 09 de agosto sobre alimentação de vacas e criação da terneira mobilizou vários produtores que ouviram atentos a explanação do técnico da Emater-RS, Clari Pieresan Pereira.
Produtores atentos as esplicações |
Clari enfatizou a necessidade do planejamento para as vacas terem alimento durante todo o ano em quantidade e qualidade adequada, “não é algo fácil” disse Clari, mas é preciso planejar e investir nesse sentido. Foi explicado para os produtores presentes sobre como funciona o organismo das vacas no processo para produção do leite e cuidados essenciais como o fornecimento de água limpa e de boa qualidade, uma vaca holandesa produz em média de 100 a 120 litros de saliva por dia, esse é um indicador da grande quantidade de água que o animal precisa, também foi explicado sobre a importância do fornecimento equilibrado de pasto, ração, silagem e feno para manter o animal com saúde e com alta produtividade.
Na criação da terneira foi explicado sobre vários aspectos entre eles a importância do fornecimento do colostro nas primeiras horas de vida da terneira, principalmente nas primeiras 24 horas, segundo Clari, uma terneira de aproximadamente 40 kg deve ingerir cerca de 6 a 8 litros de colostro no primeiro dia de vida. Outro detalhe que o produtor deve observar é na hora de fornecer leite para as terneiras, o animal deve sempre receber o alimento em uma posição onde a cabeça fique mais alta, para dar o fluxo correto ao alimento e nunca fornecer em balde onde a terneira tenha que baixar a cabeça para sorver o leite.
A palestra foi promovida pela Emater e pelo Grupo de Produtores de Leite de Alto Alegre e além de produtores do município, também teve a presença de lideranças e produtores de Campos Borges e Jacuizinho.
Rural Atual
Rural Atual