sexta-feira, 8 de julho de 2011

Conselho de Agrometeorologia apresenta previsões para o trimestre

De julho a agosto as chuvas e as temperaturas no estado estarão abaixo dos padrões climatológicos da época. A informação consta do boletim emitido nesta quinta-feira pelo Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaergs). Instituído em 2003, sob a coordenação técnica da Secretaria da Agricultura, FEPAGRO, EMATER, UFRGS e 8º Distrito de Meteorologia, o conselho tem o objetivo de fornecer recomendações técnicas essenciais para o planejamento e manejo das principais atividades agrícolas no Estado.

Para a elaboração das tendências climáticas, os técnicos usam como base os dados colhidos por todas as instituições que trabalham com meteorologia no Estado. Ainda conforme o relatório, para setembro, os modelos apontam para precipitações pouco acima do padrão climatológico, especialmente no nordeste do Estado. Para as temperaturas Mínimas, os modelos apontam para grande variação no final deste trimestre. Para os meses de julho e agosto a tendência indica valores abaixo do padrão climatológico em todo o Estado. Para o mês de setembro os modelos indicam temperaturas mínimas acima do padrão no Estado.

As temperaturas máximas seguem padrões semelhantes das temperaturas mínimas em todo o inverno. Para os meses de julho e agosto os modelos mostram valores abaixo do padrão em todo o estado. Para o mês de setembro, a previsão é de valores acima do padrão climatológico no Estado.

Frente aos padrões de circulação predominantes neste inverno, os técnicos salientam uma maior persistência de massas frias sobre o Estado, principalmente nos meses de julho e agosto. Também alertam para a possível inversão destas anomalias de temperatura para o final do inverno.
Em função deste quadro, recomendam consultar a assistência técnica da Emater, IRGA, Cooperativas e outras para o planejamento e implantação das culturas de verão e o manejo e a condução das culturas de inverno, assim como consultar os serviços de previsão de tempo e clima, para o planejamento, manejo e execução das operações agrícolas (http://www.agrometeorologia.rs.gov.br/, www.cpmet.ufpel.tche.br, www.cptec/inpe.br e http://www.inmet.gov.br/).

Também sugerem seguir o zoneamento agrícola e observar a indicação de cultivares, solos e épocas de plantio/semeadura, e escalonar a época de semeadura/plantio e utilizar cultivares de ciclos diferentes, utilizar densidade de plantas indicada para a cultura, dar preferência ao plantio direto na palha. Destacam, também que não sendo possível isso, mobilizar o solo o mínimo necessário, por ocasião do preparo e da semeadura.

Por último, recomendam que, dentro do sistema de produção, é necessário observar práticas de rotação de culturas, a descompactação do solo e a observância das recomendações técnicas emanadas da pesquisa.
Os Mapas do Estado com previsões de precipitação e temperatura , para cada mês do próximo trimestre, estão disponíveis no site do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (www.cppmet.ufpel.edu.br), no site do Instituto Nacional de Meteorologia (www.inmet.gov.br) ou no site do Copaergs ( ww.agrometeorologia.rs.gov.br).

Boletim em anexo


Boletim Meteorológico

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@agricultura.rs.gov.br
(51) 3288-6210 / (51) 3288-6228