segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Compactação do solo no sistema plantio direto

Engenheiro Agrônomo Eduardo Copetti Gerente Desenvolvimento de Mercado/Produto Semeato S.A.

O tráfego intenso de máquinas, quando o solo está úmido e quando a quantidade de resíduos (palha) é baixa, pode causar adensamento da camada superficial em solos com alto teor de argila. Esta “compactação” superficial tem gerado preocupações e dúvidas quanto aos possíveis danos à produtividade das culturas. Além de dificultar o desempenho das semeadoras, a maior resistência à penetração mecânica na camada superficial do solo poderá restringir a germinação de sementes e o desenvolvimento inicial do sistema radicular das plantas, principalmente quando ocorrem estiagens logo após a semeadura.

O decréscimo na produção da lavoura em tais condições reflete os efeitos do adensamento do solo sobre o sistema radicular das plantas, que podem incluir interações complexas entre a resistência do solo à penetração mecânica, a disponibilidade de água e nutrientes, a aeração do solo e a atividade microbiana. Se o fornecimento de água, ar e nutrientes for suficiente e as raízes conseguirem se aprofundar, o crescimento das plantas não será prejudicado pelos efeitos da compactação do solo.

Em curto prazo, a superação do problema da compactação das camadas superficiais do solo, pode ser conseguida pela utilização de hastes sulcadoras (facão) nas semeadoras. O uso do facão possibilita a criação de um ambiente mais apropriado ao desenvolvimento das plantas, além disso, caso ocorra estiagem após a semeadura as plantas terão maior capacidade de buscar água em profundidades maiores, uma vez que, terá o seu sistema radicular mais desenvolvido.

Uma vez superado o problema do adensamento superficial a curto prazo pelo uso de processos mecânicos - facão nas semeadoras - é possível prevenir o problema no longo prazo, por meio de processo biológico-cultural através de um sistema rotação de culturas que contemple a utilização de plantas de cobertura com características diferenciadas, onde pode-se destacar a rusticidade e a agressividade do sistema radicular. Plantas que possuem sistema radicular pivotante apresentam excelentes resultados para a “descompactação” do solo, pois exercem a função de um “subsolador” biológico.

Fonte: Diário da Manhã