sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Alto Alegre começa elaborar Programa para atividade leiteira

Com o objetivo de melhorar alguns aspectos relacionados a atividade leiteira do município de Alto Alegre/RS, nesse ultimo dia 13 de Janeiro, lideranças estiveram reunidas na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para dialogar e juntos propor a criação de um programa municipal.

A princípio três ações foram propostas, a construção de calcamentos nos arredores dos estábulos, Regularização ambiental da atividade leiteira, incentivo para construção de estrumeiras. Os produtores interessados em aderir ao programa terão que seguir normas pré determinadas e essas normas ainda estão sendo definidas, mas o programa vai nortear os investimentos da prefeitura e deve beneficiar aqueles produtores que querem realmente ficar e investir na produção leiteira.

A construção de calçamento nos arredores dos estábulos foi uma demanda dos produtores que fazem parte do Grupo de Produtores de Leite de Alto Alegre, tendo por objetivo sanar um dos principais problemas enfrentados na região que é o excesso de barro nos arredores, principalmente no inverno e isso vem causando problemas sanitários, aumentando custos com medicamentos e muitas vezes tendo que ser eliminado vacas com alto potencial produtivo.

A construção de estrumeiras também foi demandado pelos produtores com prioridade, até mesmo para atender exigências ambientais e é uma forma racional de melhorar a produção de pastagens com custos mais baixos sem agredir em demasia o meio ambiente.

A regularização ou o licenciamento ambiental das propriedades é de grande importância e mais dia ou menos dias todos os produtores que queiram se manter na atividade deverão ter, já nos dias de hoje os produtores que não possuem a licença ambiental da atividade estão tendo dificuldade e até mesmo sendo impedidos de acessar crédito rural junto as agências bancárias.

Na próxima semana será complementado a proposta do programa e enviado para análise da administração municipal, a idéia é que até a metade deste ano o programa entre em funcionamento. As entidade envolvidas até o momento na elaboração do programa são: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alto Alegre/RS, Prefeitura Municípal, Emater-RS/Ascar, Grupo de Produtores de Leite do município.