Trezentos e oitenta e seis mil sacas de sementes de milho foi o montante vendido via Programa Troca-Troca de Sementes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) para a safra 2010/2011. Os convênios entre o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento de Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper)e os municípios que realizaram cadastramento foram assinados entre os dias 16 e 17 de dezembro.
De acordo com o coordenador do Feaper, Paulo Braccini, este total está dividido em 346 mil sacas vendidas na safra e 40 mil sacas para a safrinha. “Para a safra foram 356 municípios contemplados, já na safrinha foram 106 conveniados, sendo que tivemos municípios que firmaram convênios em ambos os períodos”, explica Braccini.
O Programa beneficiou pequenos produtores rurais de centenas de municípios gaúchos, como Santana da Boa Vista e Tupanci do Sul, com a venda de sacas de sementes de milho. O produtor fica com o compromisso de devolver, após a colheita, onze quilogramas de milho comum quando se tratar de semente de híbrido e oito quilogramas quando de milho variedade. A transformação do débito em moeda corrente, tendo como indexador o preço mínimo do milho vigente estipulado pelo governo federal, é a forma como se realiza a devolução da parte que cabe ao Estado.
Fonte: SEAPPA
Clarice Lena Mateuzzi Giorgi