terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Morte de peixes no Rio dos Sinos

      Foi de grande repercussão a mortalidade de peixes no Rio dos Sinos, onde as imagens dos peixes a flor da água buscando oxigênio impactaram bastante nesse ano de 2010, foi atribuído preliminarmente como causador do impacto ambiental o esgoto que está sendo largado nas águas do rio, porém segundo análises recentes pode existir outro fator causador da mortandade de peixes que é o alto indíce de manganês e a fonte do elemento pode estar associada a produtos químicos.

     O Ministério Público recebeu o resultado de pericía que aponta como causa da morte dos animais insuficiência cardio-respiratória consequente de aguda falta de oxigênio, isso pode decorrer por substâncias de origem orgânica que pode ser esgoto doméstico ou industrial, associada a degeneração do fígado decorrente de resíduos químicos, em fim o relatório questiona o as noticias que atribuíam somente ao esgoto doméstico a culpa pelo dano ambiental.

      Outras análises estão sendo feitas para identificação de possível presença de pesticidas e fungicida de uso agrícola os resultados serão repassados para aFEPAM e para o Ministério Público.

     Infelizmente a nossa região não está livre de impactos ambientais semelhantes, talves em menor escala, mas é importante estarmos alertas e evitar algo semelhante. Muitas ações realizadas contribuíram para a diminuição da contaminação dos rios e córegos em nossa grande região, mas muito ainda tem para ser feito tanto no meio rural assim como na cidade a onde muitas cidades ainda se livram do esgoto largando ele sem tratamento diretamente nos rios.

Rural Atual