quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Futuro da Emater nas mãos de Tarso

      A Emater comemora hoje 55 anos (15) na expectativa pela divulgação do nome do novo presidente. A decisão está na mão do governador eleito Tarso Genro, que já recebeu do secretário do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan, lista com quatro nomes. Estão no páreo o superintendente do MDA/RS, Nilton Pinho de Bem, o economista Tarcísio Minetto e o ex-secretário de Agricultura de Pelotas Elemar Wojahn. Contudo, pelo perfil técnico, o agrônomo e ex-presidente da Emater Lino De David, é o preferido de Pavan.

     A batida do martelo de Tarso Genro depende de negociações de compensações ao PSB. A barganha pela presidência envolve menos quatro cargos em companhias e instituições.

    Segundo a presidente da Emater, Águeda Mezomo, o nome escolhido para a presidência terá de ser aprovado pelo Conselho Técnico Administrativo que pode ser convocado para esta finalidade somente após 2 de janeiro de 2011. A partir da publicação da convocação, tem de ser respeitado prazo de 15 dias para reunião dos 27 conselheiros de diversas secretarias, entidades e centrais. Para o processo ser validado é preciso quórum de 50% mais um e aprovação de 50% mais um voto.

   Na segunda-feira, Ivar Pavan esteve na sede da Emater buscando informações sobre estrutura da entidade, distribuição de gerências e orçamento. Para 2011, a instituição deverá contar com até R$ 150 milhões.