terça-feira, 23 de novembro de 2010

Conflito entre as coréias e crise irlandesa causam perdas nas commodities

       O mercado financeiro mundial iniciou a terça-feira (23) com um forte sentimento de aversão a risco, além das incertezas sobre a ajuda financeira para a Irlanda e a preocupação de que esta crise contagie outras economias européias. O eminente conflito entre as duas Coréias adiciona mais preocupações ao mercado. Soma-se a isso os possíveis ajustes econômicos que a economia chinesa possa realizar.

      Diante desta perspectiva o dólar se valoriza frente outras moedas. O dólar índex, índice que verifica a força do dólar frente outras moedas, opera com ganhos de 0,47%. Na outra ponta da gangorra, os metais e as outras commodities recuam nas principais bolsas americanas e européias. O petróleo opera, em queda, em Nova York e Londres.

      Na bolsa de mercadorias e futuro de Chicago (CBOT, sigla em inglês) as commodities agrícolas operam com queda. Toda esta conjuntura vem prejudicando o bom desenvolvimento destes preços. No mercado da soja, apesar de alguns fundamentos serem de alta, a presença de grande capital especulativo neste mercado impede a continuidade da recuperação de preço nesta terça-feira (23).

     A análise de abertura de mercados é produzida diariamente pela Gerência de Estudos Técnicos e Econômicos da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

Gerente de Estudos Técnicos e Econômicos: Edson Alves Novaes

Autor do artigo e responsável técnico: Leonardo Machado