quarta-feira, 22 de abril de 2015

Cuidados com as abelhas durante o inverno

Se aproxima o inverno e os cuidados com as colmeias são necessários para identificar possíveis enxames fracos, que podem não suportar a passagem do inverno caso não recebam cuidados especiais. Para o apicultor não perder enxames durante o período de frio que atinge o sul do Brasil, é necessário ter conhecimento de alguns princípios básicos que ajudam a tomar as melhores decisões.
Astrapeia


As abelhas se abastecem num raio médio de três quilômetros, buscando flores disponíveis no ambiente, porém, durante este período de frio, não existe muita oferta de flores, uma boa opção que pode ser plantada próximo ao apiário é a astrapéia, que floresce em pleno inverno e é bem aceita pelos insetos.

É preciso que o apicultor observe o clima, pois, mesmo estando no inverno, em alguns anos ocorrem alguns dias de sol e maior calor, fazendo com que as abelhas consigam buscar alimentos para o enxame, por isto, é importante a observação do proprietário. Porém em períodos chuvosos e frios em muitos casos é necessário entrar com alimentação complementar para que o enxame não enfraqueça demais, ou até mesmo venha a morrer.


As abelhas precisam de água, proteínas, lipídios, sais minerais e carboidratos, eles são encontrados na água, no néctar e no pólen. Tudo pode ser fornecido com o fornecimento de xarope feito com água morna e açúcar em iguais medidas, que devem ser consumidos pelas abelhas em até dois dias, caso contrário fermentará e deve ser retirado do alcance dos insetos para evitar problemas maiores.

Além da alimentação o apicultor deve também proteger a colmeia da entrada de vento frio no interior da mesma, par isto, é possível utilizar redutores de alvado (que é a abertura localizada na frente da caixa, na parte inferior, para entrada e saída das abelhas). Também deve-se facilitar o acesso do sol até a colmeia e também protege-la da chuva. Outra prática importante é manter o apiário sempre limpo e realizar o controle de inimigos naturais das abelhas com é o caso de traças e formigas.

Não é recomendado a coleta de mel durante o período de inverno, para que não ocorra o enfraquecimento demasiado do enxame. O mel que fica na colmeia serve de alimento para as abelhas passarem o período mais crítico do ano, com isto o enxame pode ter força suficiente para chegar até a primavera em boas condições para futura produção.