segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Apicultura - União de enxames

Para uma boa produção de mel uma colméia precisa de bastante abelhas, segundo especialistas uma colméia com 80.000 abelhas produz mais que 5 colméias com 30.000 abelhas cada. Uma das formas de melhorar este aspecto é juntar duas colméias, uma forma de fazer isto é a seguinte:
  1. Pegar uma folha de papel de tamanho suficiente para cobrir o ninho, perfure bastante a folha com um alfinete e passe mel nos dois lados.
  2. Retire a tampa de uma das colméias e sobre ela coloque o papel que está preparado com mel.
  3. Coloque sobre o papel o ninho da outra colméia sem fundo e sem rainha .
  4. Mantenha o alvado reduzido por alguns dias.
  5. Em dois ou três dias retire o ninho de cima e recomenda-se varrer as abelhas que estão nos favos para o ninho de baixo que está com a rainha. Remover os restos de papel e colocar a tampa ou melgueira e depois a tampa.
OBS:  A divisão com o papel é para que as abelhas não briguem e com o tempo as operárias vão desgastando o papel e unindo as colméias aos poucos, quando acontecido isto, as abelhas já estarão acostumadas com o feromônio das outras.

Outro aspecto a ser observado é o papel que vai ser usado, o mesmo deve ser flexível com textura de jornal ou papel de embrulho, muitos ainda usam o próprio jornal, mas existem teorias que o chumbo usado na impressão poderia contaminar o mel, porém nada comprovado até o momento.