Durante a noite de sexta feira 08, um temporal com forte chuva acompanhada de granizo surpreendeu produtores de algumas comunidades do município de Espumoso que estavam muito otimistas com a expectativa de uma excelente safra de soja.
As comunidades de São Domingos, Eucalipto, Campo Comprido e outras próximo ao local, foram atingidas pela chuva de gelo que apesar de não serem grandes vieram em grande quantidade, segundo relatos em alguns locais acumulou aproximados 30 centímetros de gelo e os prejuízos principalmente nas lavouras de soja ainda estão sendo levantados.
Segundo alguns técnicos os prejuízos nas laovouras de soja variam de 30 a 100% de perdas nessas lavouras atingidas, pois as mesmas já estavam em ponto de colheita ou próximo a ele, com o granizo as vagens abriram e foi ao chão boa parte da produção. Nenhum momento é bom de se perder lavouras por fatores climáticos, mas nesse momento em que as lavouras estão prontas para colheita e que todo o custo com excessão da colheita e transporte já estão feitos, associado a expectativa de excelentes produtividades fazem com que a decepção de sojicultores seja maior.
Alguns técnicos estimam que a área atingida pelo granizo no município de Espumoso seja de 1700 a 2500 hectares, durante esta segunda feira alguns produtores da agricultura familiar já estavam nas agências bancárias para solicitar vistorias para cobertura pelo PROAGRO que pode cobrir até 100% do valor contratado junto ao banco e mais um valor sobre o que foi investido em recursos próprios.
Rural Atual