sexta-feira, 8 de abril de 2011

Garantia de mercado desperta interesse pela moranga

A possibilidade de ganho extra, com baixíssimo custo de produção e garantia de mercado, despertou nos agricultores familiares de Bozano o interesse pela moranga. "Plantamos as sementes e capinamos, mais nada", disse o produtor Geraldo Bigolin, que administra a propriedade com os filhos, Orestes e Marcos.

O técnico da Emater/RS-Ascar, Edevin Bernich, estimula o plantio, realizado em outubro, pois entende que a moranga complementa a renda dos produtores familiares. No caso dos Bigolin, por exemplo, além de moranga, cultivada em um hectare, a família comercializa soja, trigo, melancia e feijão "Pelos nossos cálculos, cada pé de moranga tem produzido de 8 a 10 kg, totalizando aproximadamente de 20 a 25 toneladas por hectare", projetou Bernich. "Recebemos em torno de R$ 0,85 pelo quilo da moranga cabotiá e R$ 0,50 pelo quilo da amarela", contou Marcos.

O responsável pelo setor de compras de hortigranjeiros da Cotripal Agropecuária Cooperativa, de Panambi, Clademir Graess, confirmou que há interesse em manter a moranga na prateleira do supermercado da cooperativa o ano todo. "Procuramos despertar no consumidor o hábito de comprar, ofertando moranga em todos os meses do ano", disse Graess. É prática da Cotripal adquirir a produção local. "Quando isso não é possível, recorremos à Ceasa de Porto Alegre", disse Graess.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
www.emater.tche.br