quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Uso de cores no jardim



         As cores não são percebidas pela visão do homem de forma isolada e sim em relação as demais cores que rodeiam, por isso é preciso ter a sensibilidade para escolher as cores que vão compor o jardim buscando a harmonia entre elas.
Sabe-se que as cores interferem psicologicamente no ser humano e essas influências podem transformar-se em sensações físicas, um exemplo disso é quando sentimos um local mais aquecido quando na presença de cores quentes.

Cores quentes

       Cores quentes são aquelas oriundas do vermelho por exemplo o laranja, rosa, vinho..., como propriedade desse tipo de cor é que elas aquecem o ambiente visualmente,conferem aconchego e calor, dão a sensação de proximidade, paredes pintadas com cores quentes fazem com que tenhamos a sensação de redução da profundidade do ambiente.
As cores quentes tem o poder de aumentar a vontade de consumir, aumento do apetite, são excitantes e nos mantém atentos, em excesso podem ser cansativas e até mesmo irritante, o uso desse tipo de cor deve ser bem dosada.

Cores frias
      São aquelas cores oriundas do azul, por exemplo verde, violeta azulado ..., tem como propriedade dar sensação de profundidade e distanciamento, no ambiente ao contrário das cores quentes as frias quando usadas em paredes dão a impressão que ela estão mais distantes, aparenta que o ambiente é maior, as cores frias não são muito estimulantes e sugerem limpeza do local.
Temos que cuidar com o excesso de uso de cores frias que pode se tornar monótono e até mesmo depressivo porém isso só ocorre em casos extremos, quando usadas de forma adequada proporcionam descanso, atenuam os efeitos do stress, a cor azul com verdes por exemplo são extremamente harmônicas não causando grande contraste .

Exemplo de uso incorreto das corres :
       Quando temos pessoas com problemas de depressão e usamos excesso de cores frias, podemos estar aumentando o problema.
      Já quando temos pessoas com problemas freqüentes de irritação, sentimento de cansaço, o uso excessivo de cores, pode também aumentar o problema.
       Importante a busca pela harmonia e o conhecimento de quem vai usar o local e quais as características dessas pessoas, a fim de fazer o melhor jogo possível de corres a onde todos se sintam bem, é interessante para aquelas pessoas que não tenham conhecimento suficiente estudar sobre o assunto ou buscar orientação de profissional na área.