quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Melhor época para podar parreiras

A época para poda em parreiras (videira), depende de alguns fatores, entre eles: tamanho do vinhedo, cultivar, topografia, risco de geada tardia, disponibilidade de mão de obra, entre outros. A poda seca é feita na época em que a planta está em dormência (sem folhas), o melhor momento em regiões com risco de geadas tardia é quando as gemas terminais dos sarmentos estão inchando, pois é prenuncio de que as gemas estão por brotar, quando existe previsão de geadas tardias é possível aguardar e fazer a poda com alguma brotação terminal. 

Podas realizadas muito cedo ou muito tarde debilitam as videiras, por isso não são recomendadas. A poda tardia tem como vantagem a menor incidência de antracnose, que é uma das principais doenças dos parreirais, também desenvolve uma brotação mais uniforme e principalmente menor risco de danos sérios por formação de geada. 

Fase da lua: muitos produtores observam a fase da lua para realizar a poda, a maioria dizem que deve-se podar na minguante ou nova de agosto, quando a maior parte da seiva estaria na parte baixa da planta, evitando que a planta "chore muito" e venha a enfraquecer, mas em áreas maiores de plantio os produtores podam independentemente da fase da lua.

 
Divulgação de e-books:
  Como Montar uma Sorveteria ou Gelateria e Fabricar, com Dicas de Equipamento, Planta Técnica, Custos de Investimento e Produção Acesse aqui